Em encontro na Câmara Municipal, representantes da Samarco destacam que a empresa trabalha para retomar operação com segurança


04/04/2019 às 19h29

Representantes da Samarco participaram nesta quinta-feira (4) de uma reunião na Câmara Municipal de Mariana. No encontro, eles reafirmaram o compromisso da empresa com Mariana e destacaram que a Samarco está trabalhando para retomar as operações sem barragem de rejeitos e por meio da adoção de novas tecnologias, que trazem mais segurança e menor impacto ambiental.

 

O gerente geral de Planejamento e Projetos da Samarco, Reuber Koury, ressaltou que as novas tecnologias adotadas incluem a disposição dos rejeitos na Cava Alegria Sul e um sistema de filtragem que permitirá o processamento do rejeito arenoso e o empilhamento a seco. A cava é uma estrutura de formação rochosa, o que amplia a segurança por ser uma área confinada. As obras de preparação estão em andamento.

 

Com o sistema de filtragem, a água retirada dos rejeitos será recirculada para os processos operacionais e produtivos da empresa, promovendo o reaproveitamento dos recursos hídricos disponíveis e reduzindo a captação externa.

 

O gerente de Licenciamento e Meio Ambiente da Samarco, Marcio Perdigão, explicou que todo o processo para retomada das operações está sendo acompanhado pelos órgãos competentes. O analista de Relacionamento Institucional da empresa, Marcelo Quintino, também participou da reunião.

 

Os representantes da Samarco destacaram ainda o compromisso da empresa com as comunidades e locais impactados pelo rompimento da barragem de Fundão. Até janeiro deste ano, já foram destinados mais de R$ 5,3 bilhões somente nas ações de reparação.

 

A reunião foi realizada na sede da Câmara de Vereadores, a convite do presidente da Câmara, Edson Agostinho de Castro Carneiro, e a pedido do vereador Geraldo Sales de Souza. Contou ainda com a presença dos vereadores Marcelo Macedo, Bruno Mol, Juliano Duarte, Daniely Cristina, Deyvson Ribeiro, Gérson Cunha e Ronaldo Alves Bento.


Voltar

Confira também: