Campo de futebol reformado é entregue para a comunidade de Barra Longa


Estádio Beira-Rio reabre para jogos da comunidade às vésperas do aniversário de 80 anos do Esporte Clube Barralonguense

02/04/2019 às 15h35

Os 80 anos de fundação do Esporte Clube Barralonguense serão oficialmente comemorados neste mês de abril, mais precisamente no dia 17. Mas o estádio do Papão do Beira-Rio, como o é chamado o campo do clube, já está reaberto para a comunidade de Barra Longa (MG) desde fevereiro.

 

O pontapé inicial das celebrações das oito décadas do Papão foi marcado pela partida em que o Barralonguense venceu a equipe do Peñarol de Ouro Preto (MG), em jogo válido pela Supercopa dos Inconfidentes, campeonato de futebol amador da região. O público atendeu ao chamado e compareceu ao estádio: segundo os organizadores, mais de mil torcedores assistiram à partida no local.

 

A rivalidade entre os jogadores ficou apenas dentro de campo: do lado de fora das quatro linhas, eles comemoram a reabertura do estádio, que estava fechado desde novembro de 2015, após o impacto da lama da barragem de Fundão.

 

O espaço foi totalmente reformado e devolvido à comunidade para jogos e práticas esportivas. As intervenções fazem parte do Programa de Reintegração das Comunidades e Infraestruturas Impactadas da Fundação Renova, previstas no Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC).

 

As obras foram executadas por etapas, e a primeira tratou de recuperar a quadra poliesportiva e os vestiários. O espaço também ganhou arquibancadas para a torcida e alambrados com 4 metros de altura. A área do entorno do clube recebeu pavimentação e uma área de convivência foi construída.

 

A etapa seguinte, conforme acordado com o Esporte Clube Barralonguense, seguiu com a implantação definitiva do gramado adequado. Para isso, a Fundação Renova contratou uma empresa especializada em construção de gramado esportivo, sendo realizado a preparação do terreno, aplicação de substrato com areia média e plantio de grama Bermudes Celebration - tipo de gramado mais utilizada em campos esportivos profissionais e amadores. Também foram instalados sistemas de drenagem e irrigação, abastecidos pelo reservatório de água captada do rio do Carmo.

 

Presidente do Esporte Clube Barralonguense desde 2013, Josué Martins diz que está satisfeito com a qualidade do novo gramado. Ele diz que a reabertura do estádio resgata a cultura do futebol na cidade, além de possibilitar a educação de crianças e jovens na escolinha a ser criada. “O futebol é levado a sério em nossa cidade. É um trabalho voluntário, que fazemos por amor ao esporte, e gratificante, pois nos leva a criar novas amizades, coisa que dinheiro nenhum no mundo paga. Nosso lucro é fazer o que amamos”, diz Josué Martins.

 

Com oito décadas de história, o Esporte Clube Barralonguense foi fundado em 17 de abril de 1939, o mesmo ano da emancipação do município de Barra Longa. O clube sempre foi utilizado para atividades esportivas da comunidade, como futebol para adultos, crianças e adolescentes, jogos de capoeira, ações para a terceira idade e aulas de educação física. Ao longo das décadas, o Papão da Beira-Rio, orgulho dos barralonguenses, conquistou diversos campeonatos, mas os troféus que marcaram essas conquistas foram levados pela lama.

 


Voltar

Confira também: