(31) 9 8933-2498

Secretaria de Saúde intensifica ações de combate à Dengue no município


28/03/2019 às 16h45

A Secretaria de Saúde de Mariana inicia, na próxima semana, ações de intensificação de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela. O principal objetivo é conscientizar a população da importância em prevenir a proliferação do mosquito.

Segundo dados da Subsecretaria de Vigilância e Promoção à Saúde, cerca de 80% dos criadouros do mosquito estão dentro das casas e quintais. Por isso, é importante ressaltar que a união de todos, órgãos públicos e população, é a maneira mais eficiente de eliminar o foco do mosquito.

Para o secretário de saúde, Danilo Brito, a vigilância deve ser constante. “É muito importante que a população abra a porta de suas casas aos agentes de endemias para que possamos intensificar as ações de combate. Fora isso, devemos lembrar que esse cuidado não deve ser isolado, é uma ação que precisamos realizar diariamente”, reforça o secretário.

Além das ações realizadas periodicamente, como mutirões de limpeza, onde é feita a remoção dos possíveis criadouros do Aedes aegypti e bloqueio vetorial, com eliminação dos focos, tratamento larvário e borrifação, a secretaria está programando ações de educação em saúde. No próximo sábado (06), de 7h às 13h, anexo ao Terminal Turístico, será realizada uma blitz educativa com distribuição de material de orientações à população e esclarecimento de dúvidas.

O prefeito de Mariana, Duarte Júnior, parabeniza e destaca a importância do trabalho realizado pelos agentes de endemias do município. “Temos que reconhecer o serviço realizado por esses profissionais e termos noção da importância de manter o cuidado dentro de nossas casas, lembrando que ações simples podem impedir a proliferação do mosquito”, afirma o chefe do executivo.

A secretaria de saúde reforça ainda que o Departamento de Zoonoses realiza atendimento de denúncias feitas pelos moradores, através do número (31) 3558-2319, ou presencialmente, na sede da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, localizada à rua Dinamarca, 37 – Fonte da Saudade.


Voltar

Confira também:





CNPJ: 09.621.428/0001-26
Agência Minas de Radiojornalismo
Rua Dom Viçoso, 217. Mariana - MG.