Defesa Civil de Mariana realiza ações para garantir segurança no período chuvoso


15/03/2019 às 08h38

Com o período de chuva se intensificando, a Prefeitura de Mariana, através do Departamento de Defesa Civil do Município, vem desenvolvendo diversas ações na cidade para garantir a segurança dos moradores. O quadro efetivo conta com o contingente de sete profissionais capacitados, com formação em proteção e atuam em tempo integral na cidade. Desde 2016, Mariana conta com o Plano Municipal de Redução de Riscos. Ele foi criado após um minucioso mapeamento na sede e também nos distritos.

Atualmente são 80 setores considerados como áreas de risco, em vários bairros e distritos, distribuídos em categorias como: deslizamento de terra, rastejo, rolamento de blocos, inundação e rompimento de barragem. Essas áreas são constantemente monitoradas e as ações são reforçadas durante o período das chuvas.

No ano passado, de acordo com dados da Defesa Civil, foram atendidas 249 ocorrências e vistorias preventivas, em 2019 a contagem chega a 66 atendimentos. Assim que recebidos, como explica o coordenador da Defesa Civil de Mariana, Welbert Stoppa, são realizados relatórios e pareceres técnicos para um melhor acompanhamento de todas as atividades. “Além de trabalharmos em tempo integral, aplicamos todos os procedimentos possíveis para garantir a segurança dos cidadãos. Toda ação é intensificada durante o período que ocorrem as chuvas e é muito importante que as pessoas estejam atentas ao que é considerado risco. Trabalhamos como uma grande engrenagem a fim de preservar o bem maior, que é a vida ”, conta Stoppa.

De acordo com o Stoppa são vários os fatores que potencializam as áreas consideradas de risco. A urbanização de forma irregular e sem autorização do município é uma delas. “As pessoas tendem a construir suas casas em áreas não edificantes, consideradas risco, aumentando as demandas e as ocorrências, explica.

Os agentes da Defesa Civil passam regularmente por capacitações e reciclagens. São realizadas ao longo do ano ações educativas e preventivas nas comunidades onde possuem áreas de risco, bem como a elaboração de planos de contingencias para dar resposta aos eventos adversos, seja eles naturais ou antropológicos. Atualmente a Defesa Civil vem desenvolvendo o projeto escola segura nas escolas municipais, além da implantação do Comitê Gestor de Risco e também de Núcleos Comunitários de Proteção nas Comunidades.

SAIBA COMO SOLICITAR UMA VISTORIA -

O cidadão, caso presencie uma situação de risco humano ou material em seu terreno, poderá solicitar uma vistoria da Defesa Civil através do telefone 199, 153 ou presencialmente. Após a solicitação, a Defesa Civil realiza a vistoria e faz todas as pontuações sobre as condições do terreno. O relatório também é disponibilizado gratuitamente para o solicitante. Para retirar, basta ir à sede do órgão após 10 dias da vistoria, localizado no Terminal Rodoviário de Mariana, portando um documento original com foto. O relatório é um documento importante e garante ao solicitante uma comprovação e um respaldo sobre quais secretarias ficaram responsáveis pelas respectivas manutenções.

Emergências, ligue 199 ou 153.


Voltar

Confira também: