Mariana se destaca, sobe mais de 100 posições e atinge o 10º lugar no ICMS Esportivo


Mariana se destaca, sobe mais de 100 posições e atinge o 10º lugar no ICMS Esportivo

24/08/2017 às 09h45

Mariana continua se destacando no cenário esportivo em Minas Gerais. Com a nota final de 2.894,5 pontos, o município alcançou o 10º lugar no ICMS Solidário – Critérios Esportes – ano base 2016. Esta é a primeira vez que a cidade ocupa essa posição no ranking que conta com 224 cidades. A lista foi divulgada pela SEESP (Secretaria de Estado de Esportes de Minas Gerais) na última quarta-feira (16).

O prefeito Duarte Júnior recebeu a notícia e com grande alegria parabenizou os envolvidos. “Parabenizo aos atletas, aos profissionais da Secretaria de Educação e Desporto e, principalmente, ao Conselho Municipal de Esporte pelo belíssimo trabalho. Este é o resultado de uma série de fatores. Destaco entre eles os grandes investimentos que estamos fazendo no Esporte desde que assumimos a gestão”, disse.

Mariana subiu 134 posições em comparação ao último ano e poderá receber uma média de R$ 210 mil, valor que poderá ser alterado. De acordo com o assessor técnico de Desporto, Wagner Ramos, estes dividendos serão revertidos no fomento de novas modalidades esportivas. “Juntamente ao Conselho iremos investir o recurso de maneira justa e necessária. Vamos valorizar as modalidades que já temos e, dentro de nossas possibilidades, criar novas e também investir em infraestrutura”, afirmou.

ICMS ESPORTIVO - O ICMS Solidário – Critério Esportes, mecanismo que vem sendo chamado de ICMS Esportivo, trata de critérios para a transferência de recursos, provenientes da arrecadação do imposto ICMS, aos municípios mineiros. Da parte do ICMS a ser distribuída, 0,1% é repassada aos municípios por suas atividades desportivas. Para se inscrever no ICMS Esportivo, os municípios precisam nomear um gestor esportivo municipal, responsável por inserir as informações e documentos no Sistema de Informação. Na sequência, é necessário comprovar a existência de um Conselho Municipal de Esportes. É necessário, ainda, realizar o cadastro dos conselheiros nomeados e com mandato vigente no Sistema, para análise da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).


Voltar

Confira também: