"Versus" é a exposição do Fotógrafo Eduardo Tropia em Ouro Preto


Os trabalhos podem ser visitados no Salão Principal de O Passo Pizzajazz

30/01/2019 às 16h07

Até o dia 10 de março, as obras fotográficas de Eduardo Tropia que compõem a exposição Versus podem ser visitadas no Salão Principal de O Passo Pizzajazz (rua São José, 56 – Centro • Ouro Preto/MG) das 12h às 23h, com entrada franca. “A exposição reúne obras que trazem uma releitura do meu acervo, a partir da sobreposição de cromos antigos. Assim surgiram outras leituras e exposições. As obras de Versus são uma nova visão de Minas Gerais, da arte e da cultura barroca, da arquitetura mineira, sempre com as sobreposições guiando o olhar do espectador”, explica Eduardo Tropia.

A exposição Versus traz sempre uma imagem formada a partir de duas outras, relacionando diferentes aspectos da arte barroca e da cultura e do patrimônio de Minas Gerais. Para o curador da exposição, Guilherme Horta, o trabalho de Eduardo Tropia em Versus promove uma reinterpretação do barroco mineiro: “Versus joga, confronta, reinterpreta o Barroco mineiro nesse duelo de imagens composto de três ensaios distintos: Barroco Liberto, Chinesice e Igrejas OuroPreto, gerando uma nova estética da Fotografia documental”, explica.

Fotografias da exposição Versus podem ser adquiridas pelos visitantes, que também podem levar para casa as peças em formato menor, com valor mais acessível. As informações de compra estão disponíveis no Salão Principal de O Passo Pizzajazz.

As obras fotográficas de Eduardo Tropia, como as produzidas para as exposições anuais do Coletivo Olho de Vidro, podem ser vistas, também, na Galeria Casa de Alphonsus (rua São José, 165 – Centro • Ouro Preto/MG). O local, famoso pelo Licor Caseiro de Jabuticaba, produzido com receita de família pela farmacêutica Maria José Tropia, também oferece ao visitante a oportunidade de ter um retrato na varanda, feito pelo fotógrafo Eduardo Tropia com uma câmera especial, fabricada pelo fotografo Elias Aun na década de 1950.

Eduardo Tropia

Fotógrafo com  mais de 40 anos de atuação realizando trabalhos em destinos turísticos, fotografias industriais, editoriais, Artes Plásticas e Artes Cênicas. Lecionou fotografia na FAOP e ministra oficinas periodicamente em Ouro Preto, cidade onde vive. Produziu exposições em Ouro Preto, dentre elas: "Memória dos Festivais de Inverno Ouro Preto Mariana", "Ouro Preto Jazz Tudo é Jazz" e "Ruas de Minha Vida", que também foi exposta na cidade de Lagos, em Portugal, durante o Cineport 2006. Em Belo Horizonte e São Paulo assinou a exposição "E nós que nem sabemos. Apresentou trabalhos na Casa Cor Minas em 2012 e 2013. Integrou "Minas Território das Artes" no Palácio das Artes em maio de 2014. Integrante o coletivo “Olho de Vidro” há 11 anos. Além de fotógrafo é gestor do site ouropreto.com.br e consultor editorial para sites de informações culturais e turísticas.


Voltar

Confira também: