Fundação Renova certifica 25 empresas de Mariana e região


22/01/2019 às 13h02

Fortaleza Macon certificada

Na noite de segunda-feira (21) aconteceu no auditório do Hotel Providência em Mariana (MG) a solenidade de certificação dos participantes do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores 2018. O evento é uma realização da Fundação Renova com apoio da Consultoria DVF que também contou com a parceria da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Mariana (ACIAM), Câmara de Vereadores, SESI/FIEMG e da Prefeitura de Mariana.

Durante o ano de 2018 a Fundação Renova promoveu palestras e seminários aos empresários locais, abrangendo temas como controle e organização de estoque, superação de vendas, finanças e formação de preço, gestão de pessoas e eSocial,qualidade, produtividade, gestão da execução de obras, gestão contábil, tributária e trabalhista, segurança no trabalho, qualidade de vida e responsabilidade social.

Foram vinte e cinco empresas da região de diversos ramos de atividades que estão capacitados para futuros contratos com a Fundação Renova.  

Para Simone Pimentel, especialista da Cadeia de Suprimentos da Renova, o objetivo principal do ciclo foi atingido que foi retomada da atividade econômica da cidade de Mariana. Em 2018 73% dos novos contratos de fornecedores, foram com empresas de Mariana e região.

Estímulo à economia local

Recuperar e diversificar a economia de Mariana são alguns dos desafios de atuação da Fundação Renova. Segundo estudo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), desde o rompimento de Fundão, em 2015, o Produto Interno Bruto (PIB) do município registrou queda de 58%. Além disso, a pesquisa mostrou que a cidade continua economicamente dependente da extração minera.

Para garantir que a força de trabalho nas ações de reparação seja composta por profissionais das cidades impactadas, a Fundação Renova tem investido na preparação da mão de obra local. Os cursos profissionalizantes promovidos em Mariana, em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), ofertaram 800 vagas para qualificação em diversas áreas.

Fornecedores e produtos da região também são priorizados e isso tem aquecido a economia local. Em 2018, os contratos somaram R$ 519 milhões em Mariana. Atualmente, 48 empresas locais prestam algum tipo de serviço à Fundação.

Entre a série de medidas de fomento à economia local, está o estímulo à saúde financeira de micro e pequenos negócios por meio do Fundo Desenvolve Rio Doce, linha de créditos com taxas de juros mais atrativas. O fundo liberou R$ 1,35 milhão, o que ajudou a gerar ou manter mais de 200 postos de trabalho. Em 13 meses de operação, o fundo atendeu a 757 microempresas e empresas de médio porte que estão em municípios atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão.

Na noite especial os empresários e empreendedores, além dos convidados puderam assistir uma palestra motivacional com o empresário capixaba Bruno Malber sócio de uma franquia no ramo de alimentação.


Voltar

Confira também: