Mariana valoriza sua cultura musical realizando o 16º Encontro de Corais


31/10/2018 às 09h53

Mariana e Ouro Preto, as duas cidades históricas com grande representatividade cultural em Minas Gerais se unem mais uma vez para realizar a 16ª edição do Vozes que Cantam - Encontro de Corais. O evento acontece entre os dias 16 e 18 de novembro na Praça da Sé, em Mariana, e na Igreja Nossa Senhora do Carmo, em Ouro Preto.

De acordo com o secretario de Cultura de Mariana, Efraim Rocha, essa edição irá reunir 27 coros de diversas cidades de Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso e São Paulo. “O evento se propôs a resgatar e dar maior força a esta importante manifestação musical, revigorando o gosto pelo canto coral. Também queremos valorizar essa antiga tradição mineira e elevar os nomes das duas mais antigas cidades mineiras numa mostra da arte que aqui se produz desde os primórdios do século XVIII”, destacou.

Além da apresentação dos corais, haverá um minicurso voltado aos coralistas com a professora da Universidade Federal de Uberlândia, Viviane Aparecida Lopes, no sábado. O minicurso será ofertado no Centro de Convenções de Mariana, às 9h, e é gratuito. Os interessados devem realizar sua inscrição na Secretaria de Cultura, localizada na Rua Direita, 91.

SOBRE – O Vozes que Cantam – Encontro de Corais surgiu em 2003 quando reuniu coros de Mariana, tanto da sede quanto dos distritos. A partir de 2004 passou a homenagear como Personalidade da Música em Mariana pessoas que se destacaram na defesa da preservação da cultura musical. Em 2017 as secretarias de Cultura de Mariana e Ouro Preto firmaram uma parceria para realizar o vento nas duas cidades. A expectativa é de que no próximo ano, Itabirito, onde há um dos coros mais importantes do Brasil, Canarinhos de Itabirito, possa fazer parte do evento, junto com Mariana e Ouro Preto.

HOMENAGEM – Desde 2004 são homenageadas pessoas que se destacaram em defesa e preservação da cultura musical. Nesta edição o Cônego Agostinho Lourdes Coimbra de Oliveira será o homenageado. Para isso, será realizado uma missa em Ação de Graças ao homenageado às 19h, na igreja São Francisco de Assis, em Ouro Preto.

Confira a programação completa clicando aqui


Voltar

Confira também: