Personalidades do ramo jurídico são homenageadas em Mariana


22/10/2018 às 15h07

Reconhecimento a um dos homens públicos mais honrados deste país, o presidente Pedro Aleixo. Foi esse o objetivo da cerimônia de entrega da Medalha do Mérito Jurídico Presidente Pedro Aleixo, que aconteceu no sábado, 20, no SESI Mariana. O evento contou com a presença de personalidades do ramo jurídico do Brasil que se destacaram para o desenvolvimento da justiça e da promoção da paz social.

Para o prefeito Duarte Junior, o evento foi um grande momento para reconhecer o trabalho do conterrâneo, bem como o trabalho em prol da justiça desenvolvido pelos homenageados do dia. “Satisfação imensa em poder relatar sobre a vida desse nobre homem que foi Pedro Aleixo. Para nós, marianenses, é extremamente importante enaltecer grandes pessoas que viveram por aqui. Ressalto também o nosso contentamento em receber em Mariana defensores inesgotáveis da causa em nome da justiça e poder, ainda que de maneira simples, reconhecer a importância de cada um para a história do Brasil”, disse.

Em sua segunda edição, a cerimônia homenageou dez personalidades brasileiras do ramo jurídico, os ministros, Arnaldo Esteves Lima, Nilson Vital Naves, Hamilton Carvalhido, José Paulo Sepúlveda Pertence e a ministra Assusete Dumont Reis Magalhães. Além desses, os desembargadores, Gilson Soares Lemes, Kildare Gonçalves Carvalho, Otávio de Abreu Portes, Jaime Silvestre Corrêa Camargo e Pedro Aleixo Neto, também foram condecorados com a medalha. “Ser destacado em Mariana trazendo consigo todo o seu histórico, toda a sua tradição, já é por si uma glória. Fico muito feliz por receber a Medalha que homenageia o Presidente Pedro Aleixo, meu professor na faculdade, um homem de uma seriedade e inteligência raríssima”, ressaltou o ministro, Sepúlveda Pertence.

A condecoração da Medalha, instituída pela Lei 3.170, tem o propósito de divulgar os valores éticos, morais e cívicos do Presidente Pedro Aleixo, personalidade marianense, jurista de grande expressão, além de honrado homem público e defensor da democracia.

HOMENAGEM – O evento também ficou marcado pela belíssima homenagem in memoriam ao desembargador José Norberto Vaz de Mello, presidente do tribunal de justiça de Minas Gerais no biênio 1992-1994. “Ficamos honrados em poder homenagear o desembargador José Norberto, homem de múltiplos valores que permanece na memória de todos os seus admiradores, tanto pela sua cultura, amizade e principalmente simplicidade que sempre demonstrou a despeito do mais alto cargo da Justiça Mineira que ocupou com toda a grandeza que lhe era peculiar”, destacou o prefeito Duarte.

Maria Elizabeth Vaz de Mello Curi, filha do saudoso desembargador José Norberto Vaz de Mello, foi quem recebeu, das mãos do prefeito, a Placa Póstuma demonstrando gratidão pela homenagem. “É gratificante que uma trajetória de 42 anos de legislatura e uma vida dedicada a causa da justiça seja ainda lembrada por todos. Agradecemos o carinho e lembrança do povo marianense”, disse Maria Elizabeth.

FOTO: PEDRO FERREIRA l PREFEITURA DE MARIANA


Voltar

Confira também: