1ª Exposição Especializada do Cavalo Mangalarga movimenta fim de semana


16/10/2018 às 09h33

Alegria, diversão e muitas famílias reunidas. A 1ª Exposição Especializada do Cavalo Mangalarga Marchador reuniu tudo isso e muito mais entre os dias 11 a 14 de Outubro, no Parque de Exposições Mina Del Rey, em Mariana. Promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais com apoio da Prefeitura de Mariana, a programação  movimentou o cenário da famosa raça de cavalos.

A competição entra para o calendário oficial da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), que é uma grande conquista para os amantes do esporte e competidores da região, como o veterinário e atleta de Mariana, Vinícius Lopes. “A realização desta prova na cidade é muito importante para fomentar o cavalo e os profissionais da área, principalmente por ser uma prova oficial que chega à cidade com uma estrutura completa e muito bonita”, afirma.

A organização foi comentada não apenas por quem participou da competição de dentro da arena, mas também por turistas e marianenses que foram acompanhar a 1ª Especializada da cidade. Para Robson e Jaciara que vieram de Rio Casca, Minas Gerais, a festa deixa o visitante com um gostinho de quero mais. “O evento está muito legal, com uma estrutura bacana e faz com quem vem de fora para conhecer queira sempre voltar e acompanhar. É nossa primeira vez em uma prova de cavalo, mas já estamos animados para conhecer mais sobre”, disse Jaciara.

Um dos diferenciais do evento foi o caráter beneficente que a exposição trouxe. Quatro instituições da cidade serão assistidas pela verba arrecadada. São elas: Comunidade da Figueira, Lar Santa Maria, Apae Mariana e Casa Lar Estrela. A iniciativa solidária motivou ainda mais a participação da comunidade de Mariana. Segundo Cristovão de Jesus, morador da cidade, que fez questão de participar da programação para ajudar as associações. “Aqui na 1ª Especializada eu posso acompanhar a competição dos cavalos Mangalargas e ainda fazer meu papel social em ajudar as instituições beneficentes que dependem de nós. Com certeza isso motiva ainda mais a participação de todo mundo da cidade e foi uma grande ideia da Prefeitura fazer o bem com um evento bom desses”, disse Cristovão.  

Para o Secretário de Desenvolvimento Rural, Wander Moreira, um dos objetivos da realização da prova é o avanço do esporte na região. “Isso é reflexo do potencial da cidade. É um ganho muito grande para raça, trazer os melhores animais para Mariana, além de movimentar muito a economia dos hotéis, turismo e ajudar os agricultores rurais,” comentou.

A exposição reuniu 80 animais e mais de 2 mil pessoas pelos dias da 1ª Exposição Especializada do Cavalo Mangalarga. Para o prefeito Duarte Júnior, o sucesso do encontro mostra o rumo em inovação e investimento que a cidade de Mariana merece. “Essa competição representa a nossa preocupação em alavancar os vários setores da cidade. Reforça nosso compromisso com o crescimento, desenvolvimento e novidades para a região. Esse é o caminho de investimento que a gestão atual pretende seguir.” disse o prefeito.

FOTO: LARYSSA GABELLINI l PREFEITURA DE MARIANA


Voltar

Confira também: