Grupo de dança Primeiro Ato (BH) traz a Ouro Preto e Mariana seu espetáculo Passagem, um olhar sobre a cidade


A dança valorizando o olhar: Do Barroco ao Contemporâneo

01/10/2018 às 20h49

O grupo de dança Primeiro Ato, uma das companhias mais representativas da dança mineira e nacional, celebra seus 36 anos com o projeto “Do Barroco ao Contemporâneo – Um olhar para Minas”. A iniciativa levará apresentações na rua e workshops para 8 cidades até final de outubro desde ano. O grupo fez duas apresentações do espetáculo “Passagem” no dia 30/09, domingo: em Ouro Preto, às 10h, na Praça Tiradentes; e em Mariana, às 17h, na Praça Gomes Freire. Ambas apresentações foram gratuitas e com classificação livre

Com direção de Suely Machado e coreografia de Alex Dias, o espetáculo Passagem tem como ponto central a influência do olhar no caminhar e na possibilidade do encontro. Agora o espetáculo está percorrendo várias cidade de Minas Gerais através do projeto “Do Barroco ao Contemporâneo – Um Olhar para Minas”, convidando o público a enxergar sua própria cidade, revisitar e rever seus espaços. “Apropriar-se de seu próprio patrimônio cultural, material e imaterial, e reconhecer sua história, é criar empoderamento aos cidadãos e gerar a possibilidade de evolução como sociedade na construção de um futuro melhor”, comenta Suely.

Várias das antigas cidades coloniais mineiras ainda guardam rica arquitetura da época e são consideradas Patrimônio da Humanidade. Por isso, o grupo Primeiro Ato pretende contaminar o público com movimentos que acolhem e estimulam o contato, realçando a beleza e a riqueza de tais paisagens urbanas, sensibilizando seus habitantes e convidando-os a lançarem um novo olhar para elas.


Sobre o grupo Primeiro Ato

Sob direção de Suely Machado, o grupo realiza, desde 1982, um trabalho em dança contemporânea, diverso e singular. Em 2013, o grupo foi condecorado com a Ordem de Mérito Cultural pelo Ministério da Cultura pelas relevantes contribuições à cultura brasileira. Entre seus objetivos, o Primeiro Atobusca investigar e ampliar o universo da dança em espetáculos expressivos, com apuro cênico, rigor técnico e forte apelo emocional, através de processos colaborativos de pesquisa, encenação e produção. A participação ativa dos bailarinos no processo de criação, como coautores dos espetáculos, traz um resultado consequente para o desenvolvimento do processo criativo.

 

Sobre Suely Machado

Mineira, graduou-se em Psicologia pela PUC – MG, com especialização em Coreoterapia, Psicomotricidade e em Pedagogia do Movimento para o ensino da dança. Bailarina, professora e coreógrafa formada em Dança Moderna, clássica e contemporânea, participou de cursos com expoentes da dança nacional e internacional e trabalha com preparação corporal e design de movimento para atores há 15 anos. Em 2016, foi condecorada com a Comenda de Mérito Artístico pela Câmara Municipal de Belo Horizonte.

 

Sobre o espetáculo Passagem

Passagem tem como ponto central a influência do olhar no caminhar e convida o público a enxergar a sua própria cidade, o seu lugar. Por ser executado em ruas, praças ou ambientes de trânsito de pessoas, o grupo utiliza a possibilidade das direções que esses ambientes permitem, como círculos, perpendiculares, horizontais, e essas direções vão criar os encontros, que são passageiros e não têm permanência.

 

FICHA TÉCNICA:

Direção coreográfica: Suely Machado

Coreografia: Alex Dias

Intérpretes e co-criadores: Alexandre Tadra, Carlos Antônio, Marcela Rosa, Marcella Gozzi, Pablo Ramon e Vanessa Liga

Produção: Lica Capovilla

Figurino: Pablo Ramon

Trilha sonora: “As Quatro Estações”, de Vivaldi

Coordenação financeira e prestação de contas: Jacqueline Costa

Comunicação: Daniel Bandeira

Design gráfico: Daniel Bandeira

Ilustrações: Pablo Ramon

Fotos: Divulgação

Álbum de Fotos

Ver todas as fotos

Voltar

Confira também: