Du autoriza a construção do Novo Bento


02/08/2018 às 10h56

Nesta quarta-feira, 1º de agosto, a Secretaria de Estado de Cidades e de Integração Regional (Secir)emitiu o selo que aprova o parcelamento do solo ao município.

Com isso, a Fundação Renova obteve, da Secretaria Municipal de Obras da Prefeitura de Mariana, a liberação para o começo das obras de construção de Bento Rodrigues.

A emissão dos documentos dá o sinal verde para que a Fundação inicie as intervenções necessárias no terreno da Lavoura, área escolhida pela comunidade atingida para o reassentamento. A previsão é que as obras tenham duração de 22 a 24 meses.

Os primeiros passos serão a supressão vegetal e terraplenagem do terreno, seguidos pelas obras de infraestrutura, como pavimentação, drenagem, redes de esgoto, distribuição de água e de energia. Após essa etapa, serão construídas as residências e equipamentos públicos.

A expectativa é que sejam gerados cerca de 2 mil postos de trabalho no pico da construção e 225 famílias sejam reassentadas. Os projetos arquitetônicos das casas estão em elaboração junto a cada núcleo familiar.

A metodologia desse trabalho foi construída em conjunto com a comunidade, Ministério Público, Cáritas (assessoria técnica dos atingidos) e Secir. Para o início da construção de cada casa, será preciso, ainda, o alvará da Prefeitura Municipal de Mariana.

A construção do canteiro de obras, iniciada em maio, termina neste mês. Quem vai ocupar o local são os escritórios e estruturas de apoio da Fundação Renova, bem como as empresas contratadas.

O projeto urbanístico foi aprovado no dia 8 de fevereiro deste ano, com 99,4% de aprovação das famílias de Bento Rodrigues. O desenho, a definição do tamanho e limites, além da distribuição das ruas e quadras, foram amplamente discutidos com a comunidade e demais partes envolvidas.

A construção de Bento Rodrigues seguirá as diretrizes acordadas no projeto, que levou em consideração as necessidades dos atingidos, como as relações de vizinhança, a memória patrimonial e cultural de Bento Rodrigues, respeitando as especificidades do novo terreno.

Foto Divulgação


Voltar

Confira também: