Dia de Minas homenageia personalidades significantes para o desenvolvimento do país


Solenidade celebra ao aniversário de 322 anos da primeira capital mineira

17/07/2018 às 10h29

Instituído em há quase 40 anos, pela lei nº 561, o Dia de Minas comemora o aniversário da primeira vila, cidade e capital do Estado. Neste ano não foi diferente. Na manhã desta segunda, 16, autoridades civis, militares e população se reuniram em cerimônia realizada na Praça Minas Gerais para homenagear, com a comenda do Dia de Minas, homens e mulheres que contribuíram para o desenvolvimento do município, do Estado e do país. A solenidade também é marcada pela transferência simbólica da capital de Belo Horizonte para Mariana.

Entre os agraciados estava, in memoriam, Heley de Abreu Silva Batista, professora que doou a vida para salvar cerca de 25 crianças, durante um incêndio em uma creche na cidade mineira de Janaúba. Além da homenagem, foi assinada uma lei municipal, que será enviada à Câmara Municipal, para denominar uma rua do bairro Cabanas em tributo à professora.

O prefeito de Mariana, Duarte Júnior, participou da solenidade e ressaltou a importância do simbolismo da data para os marianenses, que buscam, a cada dia, superar as dificuldades após o rompimento da Barragem de Fundão. “Minha cidade é a célula mater, a célula mãe, do caráter mineiro. Da inconfundível cultura, da tradição, da fé, da perseverança e esperança. Procuramos, a partir de Mariana, mostrar para Minas Gerais e para o Brasil que é possível administrar com eficiência, apesar da penúria financeira”, ressaltou o líder do Executivo.

Duarte também reforçou a urgência do repasse dos recursos do governo estadual voltados para a melhoria nos serviços básicos e de infraestrutura da cidade. A verba foi assegurada em 2017 por um convênio, assinado na mesma cerimônia pelo governador Fernando Pimentel. No entanto, os recursos ainda não chegaram ao município.

O secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo, que representou o governador de Minas, no evento, elogiou o empenho de Duarte Júnior em batalhar em prol de Mariana. “Cumprimento o corajoso prefeito pelas declarações enfáticas que tem feito em sentido do restabelecimento socioeconômico, valorização do emprego e a geração de recursos para Mariana. O prefeito merece nossa solidariedade e terá sempre da parte do Governo Estadual”.

Aberta a toda a comunidade, a cerimônia atraiu apaixonados pela Primaz de Minas. O aposentado Filomeno da Silva vive em Mariana há 36 anos e participou pela primeira vez do evento. “É uma satisfação relembrar o começo da história de Minas, com os bandeirantes e a busca pelo ouro. Também gostei muito de assistir às homenagens e aos discursos do prefeito e do secretário de Cultura do Estado, Angelo Oswaldo”.

FOTO: PEDRO FERREIRA l PREFEITURA DE MARIANA


Voltar

Confira também: