Câmara homenageia policiais militares do município, da região e do Estado


27/06/2018 às 11h29

Câmara homenageia policiais militares do município, da região e do Estado

 

Tradicionalmente no mês de junho, quando se comemora o aniversário da Polícia Militar de Minas Gerais, a Câmara de Mariana reconhece o trabalho desta que é a corporação policial mais antiga do país. Com o objetivo de valorizar os laços entre as duas instituições, que tiveram suas origens interligadas no século XVIII, o Legislativo Marianense entregou, na última quinta-feira, dia 21 de junho, seis diplomas de Honra ao Mérito “Quartel de Dragões de Nossa Senhora do Carmo”.

“Essa homenagem é muito importante”, avalia o comandante do 52º Batalhão da Polícia Militar, Tenente-Coronel Winder Rodrigues. “É um reconhecimento da 1ª Câmara de Minas, representando o povo de Mariana, e as origens da Polícia Militar passam por aqui. O valor histórico e desse reconhecimento são incomensuráveis”, completa o comandante. Foi na região da atual Praça Minas Gerais, onde hoje está localizado o prédio da Câmara Municipal, em que foi criado o primeiro corpo de cavalaria regular e auxiliar do Brasil, à época da antiga Vila de Nossa Senhora do Carmo.

 O diploma de honra ao mérito outorgado aos policiais militares foi instituído pela Câmara em 2009 e, ao longo das suas nove edições, o evento consolidou-se como o único da região. Neste ano, entre os homenageados, a Câmara reconheceu a policial Tenente-Coronel Karla Fernanda de Oliveira Morais e o militar da Polícia Ambiental, 1º Sargento Edriano José Passarini.

A Tenente-Coronel Karla atua na 3ª região da PMMG e destaca que a honraria ultrapassa a pessoa do homenageado e alcança toda a instituição. “Enche-me de alegria vir aqui representando mais de 40 mil policiais militares da ativa e os da reserva em um reconhecimento da sociedade pelo trabalho que a polícia desenvolve. Sou muito grata à Câmara de Mariana por essa homenagem”. A militar tem 25 anos de atuação policial e, durante a cerimônia, também recebeu a homenagem conferida ao comandante da 3ª região da PMMG, Coronel Antônio Balsa Coelho Neto.

Na esfera municipal, a Câmara homenageou o 2º Sargento Émerson Ferreira Xavier. O diploma de Honra ao Mérito também foi entregue aos homenageados especiais: Coronel Eduardo Lucas de Almeida e ao 1º Tenente Marcus Welby de Campos, que discursou representando todos os agraciados.

O presidente da Câmara, Fernando Sampaio, e os vereadores Daniely Alves, Deyvson Ribeiro, Gerson Cunha, Juliano Duarte e Tenente Freitas realizaram a entrega dos diplomas. Em seu discurso como orador do Legislativo, Tenente Freitas destacou a primazia da comenda. “Mais uma vez, nos encontramos nesta Casa de Leis em festa para homenagear nossos ilustres defensores da ordem pública: tenho certeza que não há evento como esse em outras praças”, ressalta o parlamentar.


Voltar

Confira também: