Dom Airton toma posse como novo Arcebispo de Mariana


25/06/2018 às 17h28

Pontualmente às quatro horas da tarde de sábado, 23, os sinos das igrejas marianenses tocaram. Era o anúncio de que o cortejo seguia da Igreja Nossa Senhora do Carmo, sentido Catedral da Sé. Cerca de duzentos religiosos, entre diáconos, presbíteros, padres e arcebispos guiavam Dom Airton José dos Santos pela rua Direita, enfeitada com tapetes, similares aos feitos na festa de Corpus Christi, até o local da posse.

Dona Maria Imaculada Conceição veio de Congonhas, cidade que faz parte da arquidiocese, especialmente para a posse. "É emocionante. O coração bate mais forte e tenho certeza que ele foi especialmente escolhido por Deus para guiar nosso povo", ressaltou a dona de casa. A cerimônia aconteceu na Catedral da Sé, aberta exclusivamente para este fim, já que está fechada para reforma. O termo de posse, emitido em nome do Papa Francisco, foi lido e assinado. A partir daquele momento Dom Airton foi nomeado, oficialmente, Arcebispo de Mariana.

"É algo extremamente gratificante poder acompanhar de perto esse momento. Fica aqui nosso agradecimento à Dom Geraldo Lyrio Rocha que nos guiou tão bem por todo esse tempo e também as orações para que o Espírito Santo guie Dom Airton", disse o prefeito de Mariana, Duarte Júnior.

A arquidiocese - A renúncia de Dom Geraldo com sua aposentadoria, que agora é bispo emérito, aconteceu pela chegada aos 75 anos de idade. E uma curiosidade: a cerimônia de troca de comando acontece no dia em que Dom Geraldo completou onze anos de sua posse. A arquidiocese de Mariana possuí 135 paróquias e compreende 79 municípios mineiros.

Dom Aírton - Dom Airton é o 6º Arcebispo Metropolitano de Mariana e chega ao posto com 61 anos de idade. Ele é natural de Bom Repouso, no sul de Minas. Antes de voltar ao seu estado natal, Dom Airton passou seis anos como arcebispo de Campinas, em São Paulo. Logo após a posse aconteceu uma missa campal, na Praça da Sé. Cerca de cinco mil pessoas, entre autoridades, padres e fiéis acompanharam. Durante sua homilia o arcebispo lembrou que é preciso ter cuidado para que ninguém fique à margem, seja da vida ou da fé. "É preciso discernir a vontade de Deus para poder fazer valê-la no meio do povo do Pai", disse Dom Airton. O arcebispo agradeceu a presença de todos, em especial, a de Dom Paulo Mendes Peixoto, arcebispo de Uberaba e Presidente Regional Leste-2, que na oportunidade representou o núncio apostólico do Brasil, Dom Giovanni d'Aniello.

Recondução - Finalizando a tarde de celebrações Dom Airton agradeceu a hospitalidade de Dom Geraldo e anunciou a recondução de ofício de todos os cargos. Ou seja, não haverá mudança de líderes de paróquias e padres e diáconos de suas funções.

Celebrações - Na sexta-feira, 22, na Igreja Nossa Senhora do Carmo, aconteceu a sessão de acolhida da arquidiocese, onde os detalhes da comunidade foram apresentados à Dom Airton. Já no domingo, 24, aconteceu na Catedral da Sé a primeira missa oficial, aberta à comunidade, presidida pelo arcebispo. Após o dia de visitações a igreja foi novamente fechada para a continuidade das reformas.

FOTO: PEDRO FERREIRA l PREFEITURA DE MARIANA


Voltar

Confira também: