Câmara aprova doação de terrenos para Reassentamento de Bento Rodrigues


12/06/2018 às 16h56


Por unanimidade e em única discussão e votação, o PL que autoriza a doação de nove áreas de terreno à Fundação Renova foi aprovado na noite de ontem, 11 de junho. O PL 39/2018, de autoria do executivo, visa doar terrenos para que o reassentamento de Bento Rodrigues possa se concretizar. A medida, de acordo com o representante da Comissão dos Atingidos de Bento Rodrigues, Antônio Gonçalves, teve respaldo do Ministério Público, “a comunidade está ansiosa e essa era a medida mais rápida para se resolver uma questão territorial de registro” justificou o representante.

Mais de 50 moradores de Bento, atingidos diretamente pelo rompimento de Fundão, pediram aos vereadores por uma única discussão e votação do PL que havia sido protocolado na casa no último dia 28 de maio. Inicialmente não houve consenso ao pedido da comunidade. Para o vereador Geraldo Sales (PDT) os vereadores poderiam apresentar emendas com o intuito de contribuir com o texto e beneficiar a comunidade, “não temos no território do reassentamento uma área de expansão, que poderia abrigar as famílias da comunidade de Bento que irá crescer” exemplificou o vereador.

O presidente da Casa, vereador Fernando Sampaio (PRB), também era favorável a possibilidade de emendas “o prazo para início das obras é de 24 meses, a minha sugestão era reduzir para 12 meses”, exemplificou o presidente. No entanto, o vereador justificou que seu posicionamento favorável foi ao encontro dos anseios da comunidade, “os moradores de Bento vieram em peso nos pedir para que o PL fosse debatido e votado como foi protocolado e nós respeitamos e atendemos seu pedido” concluiu Fernando Sampaio.

Os 15 vereadores foram favoráveis ao PL e manifestaram seus votos, muitos lembraram da importância do retorno da comunidade e reconstrução de Bento Rodrigues. Destacando o pertencimento, memória e identidade da comunidade do sub-distrito de Bento Rodrigues. Para os vereadores o momento é mais um passo dado no momento histórico que Mariana vive. Além disso, os vereadores se comprometeram continuar a acompanhar todo o processo e contribuir para que a população tenha seus direitos garantidos. Os vereadores Cristiano Vilas Boas (PT), Juliano Duarte (PPS), Bruno Mól (PMDB), Adimar Cota (PSC) e José Jarbas (PTB) formaram uma Comissão Especial para acompanhar os próximos passos para a concretização do reassentamento.

Coordenador do Sine presta esclarecimentos à Câmara - A reunião ordinária também recebeu o Coordenandor do Sine Mariana, Gustavo Ribeiro, para esclarecimentos sobre a mediação de vagas de emprego e empresas prestadoras de serviços para a Renova. Para Gustavo ainda são poucas vagas ofertadas, que não atendem a demanda atual de número de desempregados na cidade. O Coordenador se mostrou esperançoso com a aprovação do PL 39/2018 “com o início das obras de Bento Rodrigues, as vagas de emprego irão aumentar” afirmou.-------------------------------------


Voltar

Confira também: