Defesa Civil de Mariana e CEI iniciam treinamento de fuga com moradores de Paraíso


18/04/2018 às 10h05


No sábado (07), a Defesa Civil junto à Companhia Energética Integrada (CEI) se reuniu com a comunidade de Paraíso, subdistrito próximo a Furquim, para conversar com os moradores sobre a barragem da Pequena Central Hidrelétrica - PCH FUMAÇA, edificação próxima à localidade. Durante o debate, foram abordadas ações de fuga em caso de colapso dessas estruturas.

A barragem da Pequena Central Hidrelétrica - PCH FUMAÇA não armazena água, mas está conectada à Barragem do Ribeirão da Cachoeira – BRC, esta, sim, destinada ao depósito de água para geração de energia elétrica. Caso essa construção se rompa, a PHC FUMAÇA seria atingida e consequentemente o distrito de Paraíso.

De acordo com André Machado, Guarda Municipal que atua na Defesa Civil, a Instituição e a Companhia Energética Integrada (CEI) simulará uma situação de rompimento. “Iremos treinar o deslocamento até o ponto de encontro, o tempo desse trajeto e as possíveis dificuldades”, disse. Machado ressaltou ainda que a participação dos moradores é facultativa.

Segundo Wagner Lelis dos Santos, gerente de operações da CEI, a barragem encontra-se estável e é monitorada constantemente, seguindo critérios estabelecidos pela Política Nacional de Segurança de Barragens - PNSB, em conformidade com a lei federal 12.344/2010.

 


Voltar

Confira também: