Participe da confecção dos tradicionais tapetes na Semana Santa de Mariana


14/03/2018 às 08h47

Serragem, farinha de trigo, pó de café e flores, são os materiais usados para a confecção dos tapetes que dão forma à fé e à devoção que escreve a história dos tapetes devocionais da Semana Santa em Mariana. Uma tradição como essa não pode se perder. É por isso que a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio convida a todos os marianenses para participarem da confecção dos tapetes ornamentais de serragem no Domingo de Páscoa, a partir das 6h30, na rua Josafá Macedo e Rua Direita.

A tradição de adornar as ruas para passagem de cortejos ultrapassa séculos é relacionada à entrada de Cristo em Jerusalém, quando a população cobre as ruas com ramos para a sua passagem. A arte de fazer tapetes é uma expressão coletiva, onde as serragens dão formas aos desenhos que simbolizam a fé dos homens. 

A confecção dos tapetes se transformou numa atração a mais no calendário religioso da cidade. Além do propósito religioso, as atividades têm o intuito de zelar pelo patrimônio e cultura da cidade.


Voltar

Confira também: