Curso de panificação e confeitaria é um sucesso em Mariana


27/02/2018 às 08h42

O compromisso de atender e dar suporte às famílias que se encontram em vulnerabilidade social segue sendo um dos pilares da atual administração municipal. Uma prova viva disso é a consolidação da oficina profissionalizante Padaria Escola. Coordenada pela secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura, a oficina é mais que somente um ensino, é uma prática de políticas sociais, que permite a reintegração de pessoas que precisam de apoio e suporte para prosseguir profissionalmente e alcançar o sucesso no mercado de trabalho.

Com o foco em dar suporte e abrir novas possibilidades, a oficina oferece a estrutura, equipamentos e utensílios para todos os alunos. Os produtos finais da Padaria Escola atende toda a Administração Municipal. Seja em eventos ou reuniões, os lanches produzidos são elogiados pela qualidade apresentada.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Juliano Barbosa, desde janeiro de 2017, a Padaria Escola vem apresentando esse fornecimento interno como um novo propósito. Além de atender todos os alunos inscritos no Centro de Referência da Infância e Adolescência (CRIA), há também o suporte para todos os departamentos, o que ao longo do ano diminuiu as despesas com alimentação servida em eventos e fóruns.

“Temos vários tipo de reuniões e recepções onde é necessário o fornecimento de lanches. Diante da crise que estamos vivendo e levando em consideração a queda da receita após o rompimento da barragem, nosso trabalho só serviu para diminuir o gasto do município com esse tipo de serviço. Podemos calcular que hoje gastamos menos de um terço do que se gastava quando o fornecimento de lanche era terceirizado”, pontuou Juliano, exaltando o bom desempenho que vem sendo desenvolvido pelo oficineiro responsável e seus alunos, e também reforçando a importância do apoio do prefeito nos projetos desenvolvidos na secretaria.

O prefeito Duarte Júnior vê o trabalho desenvolvido como uns mais importantes do Executivo e pontua que a intenção do Governo é que a oficina cresça, para que possa abranger o maior número de alunos possíveis. “Temos várias secretarias e cada uma com a suas demandas e importância, e sabemos da responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania. A cada dia estamos empenhando as equipes responsáveis para levar aos alunos das oficias mais que um curso. Queremos levar oportunidade, responsabilidade, esperança e o mais importante, a certeza do bom papel que todos podem ter em nossa sociedade”, afirmou Duarte.

Na visão do monitor da Padaria Escola, Douglas, Gossttchl, são muitos os benefícios e o desejo é que oficina faça diferença na vida dos alunos e de seus familiares. “Ser coordenador da Padaria Escola é motivo de orgulho e realização, pois a oficina contribui para a inserção desses jovens no mercado profissional e também auxilia no aumento da renda familiar”, avaliou.

O jovem Marcos Vitor faz parte da oficina e vê no projeto a oportunidade de aprimorar ensinamentos. “É uma oportunidade de aprendizado e gosto muito de tudo. Em casa já pratico muito do que aprendi e me sinto bem fazendo parte de confeitaria”, afirmou, pontuando que futuramente pretende seguir no ramo. E você? Ficou interessado? É só procurar a sede da secretaria, localizada na Rua Dois de Outubro, nº210, bairro Vila Maquiné, para fazer parte deste grande projeto social.

Fotos: Pedro Ferreira | Prefeitura de Mariana


Voltar

Confira também: