CAMAR é destaque internacional


06/02/2018 às 10h36

CAMAR é destaque internacionalO Centro de Aproveitamento de Materiais Recicláveis (CAMAR) recebeu a visita de um grupo de projetos sociais da Áustria. A equipe, pertencente a uma ONG da Igreja católica chamada DKA Áustria, está visitando diversos projetos sociais na América Latina. Impressionados com o CAMAR, o grupo ressaltou que este foi o primeiro projeto social relativo à reciclagem de lixo que tem suporte integral de uma Prefeitura.

Nacionalmente o bom trabalho feito entre a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis e a Prefeitura de Mariana também já foi reconhecido. Em 2015 a ASSEMAE – Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento-, lançou uma matéria elogiando o CAMAR. “O CAMAR tornou-se referência regional em atividades de gestão ambiental”, diz um trecho da matéria. Em outro momento, o site destaca o papel dos cidadãos marianenses que separam adequadamente o lixo. “A população exerce papel essencial no manejo dos rejeitos. Isso porque os moradores embalam separadamente os resíduos passíveis de reciclagem e os depositam nas lixeiras domiciliares, durante o dia da coleta seletiva”.

O Secretário de Meio Ambiente, Rodrigo Carneiro, ressaltou que a visita valoriza as ações feitas. “É muito importante para nós receber visitas de ONGs, tanto nacionais quanto estrangeiras, que se interessam e apoiam este trabalho. Eles tiveram a oportunidade de perceber que a realidade da cooperativa hoje vai muito além do reaproveitamento de “lixo”. O CAMAR recebe todo apoio da Prefeitura, por Meio da Secretaria de Meio Ambiente, e estamos de portas abertas para este tipo de apoio e conhecimento".

Só ano passado o CAMAR retirou cerca de 1110 toneladas de materiais recicláveis da rua, colaborando com o Município e também com seus associados. Para mais informações, o CAMAR é localizado na Rua Pollux, 30, no bairro Cruzeiro do Sul. O telefone é (31) 3558-2971.

 

Fotos: Lucas Mantovani | Prefeitura de Mariana


Voltar

Confira também: