Vereadores de Mariana aprovam estudo para inclusão da acupuntura no SUS


A proposta da vereadora Beth Cota visa integrar tratamentos complementares nas Unidades Básicas de Saúde, focando no bem-estar dos pacientes com doenças crônicas.

26/03/2024 às 18h49

 

Em uma indicação inovadora para a saúde pública de Mariana, a Câmara Municipal demonstrou apoio unânime à indicação nº 350/2024, proposta pela vereadora Beth Cota (MDB), que recomenda à Secretaria Municipal de Saúde a avaliação da possibilidade de integrar a acupuntura como um serviço oferecido pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade. A decisão ocorreu na 7ª Reunião Ordinária, realizada em 18 de março, reforçando o compromisso do município com a inovação em tratamentos de saúde.

 

Esta iniciativa pioneira tem o propósito de enriquecer as opções de cuidado disponíveis aos cidadãos, especialmente aqueles que sofrem de condições crônicas, por meio de uma terapia complementar reconhecida por seus benefícios em mitigar diversos males, incluindo gastrite, sinusite e dores persistentes. A acupuntura, que trabalha a harmonia do fluxo energético corporal, é apontada como uma ferramenta valiosa para diminuir a dependência de medicamentos convencionais e reduzir a frequência de exames clínicos, promovendo uma saúde mais integrada e menos invasiva.

 

Beth Cota, ao defender a proposta, destacou a importância de uma abordagem mais abrangente e inclusiva no tratamento de saúde, que vá além dos métodos convencionais. A vereadora enfatiza o potencial da acupuntura em oferecer uma qualidade de vida melhor aos pacientes com doenças de longa duração, sublinhando o papel vital do Sistema Único de Saúde (SUS) em abraçar e disseminar práticas terapêuticas alternativas que comprovadamente contribuem para o bem-estar da população.

 

O aval da Câmara Municipal a esta indicação marca um passo significativo rumo à ampliação do leque de tratamentos de saúde disponíveis em Mariana, prometendo uma evolução notável na forma como os cuidados são prestados nas UBS, com impactos positivos duradouros na gestão da saúde pública municipal.


Voltar

Confira também: