Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama


07/10/2023 às 13h16

A Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Saúde, anuncia a abertura oficial da Campanha Outubro Rosa, “Mês de Conscientização Sobre o Câncer de Mama", que acontecerá na sede e nos distritos de Mariana, nesta sexta-feira (06). Para simbolizar o início das ações do mês realizaremos a “Caminhada Outubro Rosa”, com início às 09h. Na sede, o ponto de partida será da Praça da Sé, e ao final, às 11 horas, acontecerá uma Roda de Conversa com os presentes, conduzida pela Dra. Elizabeth Silva, na Praça Gomes Freire. 

 

O movimento de conscientização e prevenção ao câncer de mama foi conhecido internacionalmente em 1990, e desde então acontece anualmente em todo o mundo. O seu símbolo também ficou definido a partir desta década, o laço cor-de-rosa, lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure na primeira Corrida pela Cura, nos Estados Unidos. Depois disso, o laço passou a ser distribuído anualmente durante a campanha, em espaços públicos e movimentos relacionados. Em 16 de novembro de 2018 ficou instituída a LEI Nº 13.733

(colocar o link na LEI: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/l13733.htm), que dispõe sobre a realização de atividades durante a campanha. A iluminação de prédios e espaços públicos na cor rosa, é uma medida regulamentada pela Lei, e que tornou-se um símbolo de reconhecimento e identificação. 

O período da campanha tem por objetivo intensificar as ações de conscientização e transmitir informações acerca do câncer de mama. Não deixe sua saúde para depois, procure a unidade de saúde mais próxima e previna-se.


Voltar

Confira também: