Inscrições gratuitas para participação em laboratórios de robótica e eletrônica estão abertas em MG e no ES


O Include, programa idealizado pelo Instituto Campus Party, prevê atendimento a 600 alunos em Mariana e Governador Valadares (MG), além de Linhares (ES)

04/10/2023 às 12h44

 

Estão abertas as inscrições para alunos de escolas públicas interessados em participar dos laboratórios tecnológicos do Projeto Include, realizado pelo Instituto Campus Party, em parceria com a Fundação Renova, nos municípios de Mariana e Governador Valadares, em Minas Gerais, e Linhares, no Espírito Santo.  

 

O Include consiste em laboratórios para a introdução à robótica e à eletrônica, com o objetivo de fornecer oportunidades de formação tecnológica para 600 alunos de 8 a 18 anos nos três polos.   

 

As inscrições para a seleção dos alunos, ficam disponíveis até o dia 15 de outubro, pelo site do Instituto Campus Party. O programa, que tem duração de dois anos, com turmas semestrais, busca contribuir para o fortalecimento de uma cultura de inovação e empreendedorismo nos três municípios. 

 

“A metodologia Maker, proposta do Laboratório Include, é uma excelente escolha para capacitar crianças e jovens de forma prática, desenvolvendo habilidades diversas no meio tecnológico. Eles são encorajados a assumir o papel de líderes e a buscar soluções para os desafios que enfrentam. Isso os torna mais independentes, confiantes e responsáveis, características que são fundamentais para o seu desenvolvimento e que compõe a visão de futuro da reparação socioeconômica promovida pela Fundação Renova”, conta Ana Lage, coordenadora de Economia e Inovação da Fundação Renova. 

 

Os requisitos para inscrição são: ser estudante de escola pública, ter entre 8 e 18 anos de idade e ter interesse em tecnologia. 

 

Laboratórios tecnológicos  

Os laboratórios tecnológicos contam com diversas ferramentas, circuitos e equipamentos, como impressora 3D, óculos de realidade virtual, drone, entre outros. Os participantes também receberão noções de programação e eletrônica. Para viabilizar o funcionamento de cada laboratório, serão contratados e capacitados monitores bolsistas em cada polo. Eles atuarão no apoio aos estudantes envolvidos no programa.  

 

Include 

Além de oferecer formação tecnológica de qualidade, o projeto estimula o aprendizado prático e a criatividade dos alunos, a partir de uma metodologia mão na massa. Ao longo da iniciativa, os participantes terão acesso a aulas e atividades que abrangem fundamentos para proporcionar conhecimento para elaboração de projetos experimentais. 

 

Os projetos-destaque dos alunos serão apresentados em Mini-Mostras na Campus Party, em São Paulo, um dos maiores eventos de tecnologia do país, nas edições de 2024 e 2025. Essa oportunidade permitirá que os estudantes apresentem seus talentos e ideias inovadoras para um público amplo e diversificado. 

 

"Por meio do Include abrimos portas para um mundo de possibilidades para crianças e jovens que muitas vezes não têm acesso a recursos tecnológicos em seu cotidiano. A inclusão vai além de apenas ter acesso a ferramentas tecnológicas e digitais, ela implica garantir que todos tenham acesso a conhecimentos, habilidades e oportunidades no mundo tecnológico e digital”, explica Sidiane Zanin, Diretora do Instituto Campus Party. 

 

Serviço
Inscrições para o projeto Include
Período:
 20 de setembro a 15 de outubro
Localidades: Mariana e Governador Valadares (MG) e Linhares (ES)

Link: https://institutocampusparty.org.br/inscricao-de-alunos/ 

 


Voltar

Confira também: