(31) 9 8933-2498

Projeto Produtor de Água revitalizará 250 nascentes


02/01/2018 às 22h32

Para 2018 começar com o pé direito, a Prefeitura de Mariana vai lançar o projeto “Produtor de Água”. O objetivo do programa é revitalizar as nascentes que são abastecidas pelo Rio Gualaxo do Norte, no distrito de Água Claras, com meta de revitalizar 250 nascentes.

O Rio Gualaxo do Norte é importante fonte de abastecimento para a agricultura e pecuária local, sendo a revitalização das nascentes importante para a melhoria da qualidade e quantidade de água captada. Mas o diferencial é que este projeto integrará o “Programa de Pagamento por Serviços Ambientais - PSA”, o qual consiste na transferência de recursos (monetários ou outros) a quem ajuda a manter ou a produzir os serviços ambientais. Ou seja, é bom para Mariana e bom para os produtores rurais.

As propriedades serão cadastradas pela Secretaria de Meio Ambiente. Para as inscrições serão necessários o cadastro no CAR (Cadastro Ambiental Rural), Áreas de preservação permanente de nascentes de propriedades públicas ou privadas inseridas na área rural e áreas sobre as quais não existam obrigações administrativas ou judiciais determinando a sua recuperação. Todas as ações serão acompanhadas de perto pela Secretaria de Meio Ambiente, sempre atentos à preservação do meio ambiente.

Segundo o Secretário de Meio Ambiente, Rodrigo Carneiro, o programa traz conscientização ambiental. “A grande vantagem é que o produtor rural é o agente principal do processo. Seu envolvimento é necessário em todas as etapas. Outro diferencial desse programa é a inserção de uma nova relação entre a sociedade civil, beneficiária dos serviços ambientais, e os produtores rurais. As pessoas passam a ter maior interesse pela área ambiental, pois estão, indiretamente, patrocinando aqueles projetos”, afirmou o secretário. Para mais informações, a Secretaria de Meio Ambiente é localizada no Centro de Convenções - Praça JK, sem nº. O telefone é o: 3558-6901.


Voltar

Confira também:



CNPJ: 09.621.428/0001-26
Agência Minas de Radiojornalismo
Rua Dom Viçoso, 217. Mariana - MG.