Samarco apoia simulado de emergência em Padre Fialho

Fotos: Otávio Honoratto

20/09/2023 às 18h09

Mais de 370 pessoas participaram do simulado de emergência da barragem de Estado de Bombas II, nessa terça-feira (19/09), em Padre Fialho, distrito de Matipó (MG). A Samarco apoiou a ação, promovida pela Coordenadoria de Proteção da Defesa Civil (COMPDEC) do município, pela Prefeitura Municipal de Matipó, pela Policia Militar e Corpo de Bombeiros. O treinamento foi realizado conforme as diretrizes do Plano de Ação de Emergência para Barragem de Mineração (PAEBM) da Samarco.  

  

Além de exercícios práticos, as pessoas foram orientadas sobre como se deslocar sem riscos, para as rotas de fuga. As sirenes de alertas foram acionadas para que os participantes se direcionassem aos pontos de encontro e locais seguros indicados. Durante a ação, estudantes do curso de medicina da Univertix realizaram atendimento, como aferição de pressão e exame de glicemia.   

  

Alunos da Escola Estadual Marina Vicência Brandão e da Escola Municipal Delizete Baião, de Padre Fialho, também participaram das atividades. “O envolvimento de crianças e adolescentes é extremamente importante para conscientizar esse público, que além de conhecer medidas de segurança, podem ser multiplicadores da ação que deve ser implementada como cultura de prevenção de riscos”, destacou a especialista em Riscos, Melissa Manger.    

  

A Samarco disponibilizou a infraestrutura, veículos e profissionais para atuar na ação. Os simulados são planejados e promovidos periodicamente nas zonas de autossalvamento.      

    

Engajamento da comunidade     

A Samarco, em parceria com órgãos públicos, promoveu várias ações para conscientizar as pessoas sobre a importância da participação no simulado. Durante o seminário orientativo, na segunda-feira (18/09), na Escola Estadual Maria Vicência Brandão, foram disponibilizadas informações sobre o plano de evacuação e segurança em caso de emergência. Entre outras mobilizações, foram realizadas visitas a igrejas, a escolas, a residências, circulação de carro de som, fixação de cartazes em comércio, posto de saúde e entrega de panfletos.      

     

Gestão de barragens     

As estruturas geotécnicas da Samarco permanecem estáveis, conforme aponta o monitoramento e acompanhamento de consultorias especializadas. Relatórios sobre as condições das estruturas são remetidos periodicamente aos órgãos competentes. A empresa possui um Sistema Integrado de Segurança, que inclui o Centro de Monitoramento e Inspeção (CMI), e conta com cerca de 1.700 equipamentos, como câmeras, radares, piezômetros para garantir mais assertividade e segurança às operações.


Voltar

Confira também: