Iron Biker Brasil comemora 30 anos de história e referência no cenário esportivo do país


28/08/2023 às 16h10

A expectativa está alta para a comemoração dos 30 anos do Iron Biker Brasil que, mais uma vez, reunirá ciclistas de todas as partes do país em Mariana. Nos dias 15, 16 e 17 de setembro, a Primaz de Minas se transforma em um ponto de encontro para os amantes do esporte e entusiastas da superação em meio às belas paisagens montanhosas. No sábado e no domingo, os atletas vão se reunir para disputar o circuito completo e o reduzido, com largadas marcadas para às 8h e 8h45, respectivamente, na Praça Gomes Freire (Jardim).

A cada edição do Iron Biker Brasil, uma nova trilha é desbravada, deixando um valioso legado esportivo e cultural para o município. Hoje, Mariana é conhecida como a capital nacional do Mountain Bike. Nesse sentido, Lucas Fonda, um dos organizadores do evento, celebra a data e os frutos dessa relação. “Nós temos duas belas datas para comemorar: os 30 anos do Iron Biker e os 10 anos consecutivos de realização da prova em Mariana. É algo que nos deixa extremamente felizes e orgulhosos porque, sem dúvida alguma, essa consistência da realização da prova e sequencialmente em Mariana deu ao evento raízes ainda mais fortes. Conseguimos transferir esse pertencimento do evento para a cidade. Hoje, a competição pertence a Mariana, é de todos”, concluiu.

 

Economia fortalecida

O impacto positivo dessa parceria entre Iron Biker Brasil e a cidade de Mariana é visível em diversos aspectos, inclusive, econômicos. O município vai receber competidores e turistas de todo o país, durante o fim de semana do evento, sendo um forte elemento econômico para a cidade que, para este ano, já está com 100% de sua rede hoteleira ocupada.

O atual prefeito do município, Celso Cota, quem trouxe o Iron Biker para a cidade em 2013, comemora a primeira década dessa relação. “Mariana, hoje, é considerada a capital nacional do mountain bike. Isso é magnífico. O nosso objetivo é fortalecer, cada vez mais, o ciclismo como uma fonte também de renda. Geração de renda é sinônimo de promoção social. Na verdade, é também promoção cultural, mas, acima de tudo, promoção turística”.

O presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Mariana (ACIAM), Amarildo Pereira, também exalta a grande movimentação econômica que o evento gera. De acordo com Amarildo, o Iron Biker Brasil é uma prova que movimenta o comércio como um todo. “Existe uma movimentação não apenas nos dias de prova, mas também nos meses pré e pós-evento. Geração de empregos temporários, hospedagens, entre outros. Além disso, tem um impacto grande nas lojas que vendem bicicletas e dão assistência técnica às bikes”, contou.

 

Crescimento da modalidade

Além disso, a própria modalidade tem crescido na região, com a recente inauguração da pista pública de Pump Track, uma parceria do Iron Biker e a administração pública, que atrai tanto iniciantes quanto profissionais, reforçando o vínculo entre a cidade e o esporte. A atleta marianense, Liege Walter, é participante do Iron Biker Brasil desde 2007. Segundo ela, a competição influencia a carreira de vários atletas por tudo que representa no cenário esportivo do Brasil. “Eu sou muito fã da prova. Eu cresci acompanhando e participando do Iron Biker Brasil. Mariana é referência em gerar novos talentos. Temos vários nomes aqui que começaram nas categorias de base e já foram para a elite. Todos, aqui em nossa região, começaram tendo a prova como referência, em todos os sentidos”.

 

Confira alguns números expressivos desses 30 anos do Iron Biker Brasil

  • Mais de 32 mil atletas inscritos
  • Aproximadamente 4 mil km percorridos. 
  • Mais de 30 mil medalhas entregues.
  • Diversas publicações internacionais. 
  • Infinito número de histórias e emoções vividas.



Serviço | Iron Biker Brasil – 30 anos

Data: 15, 16 e 17 de setembro de 2023.
Local: Praça Gomes Freire (Jardim) - Mariana/MG.

Dia 15/9 (sexta-feira) - entrega de kits de 10h às 22h e programação social.
Dia 16/9 (sábado) - Abertura oficial e largada do percurso completo (A) = 97km -> 8h.
Largada do percurso reduzido (B) = 65km -> 8h45. Chegada a partir de 11h30.
Dia 17/9 (domingo) - Largada do percurso completo (A) = 75km -> 8h.
Largada do percurso reduzido (B) = 60km -> 8h45. Chegada a partir de 11h.
Encerramento do evento às 17h.

Foto : Divulgação


Voltar

Confira também: