HMH retorna os atendimentos encaminhados pela Saúde Municipal de Mariana


18/07/2023 às 16h31

O Hospital Monsenhor Horta, em Mariana, na Região Central de Minas Gerais, suspendeu temporariamente todos os atendimentos de pacientes usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), encaminhados pela Secretaria de Saúde do município. O motivo é o atraso de quase quatro meses do repasse da verba do SUS à entidade, chegando a cerca de R$ 1,2 milhão em dívida.

Em nota, a Secretaria de Saúde de Mariana afirmou que tanto a prefeitura quanto a Secretaria de Saúde não foram notificadas de qualquer tipo de suspensão de serviço por parte do Hospital Monsenhor Horta.

Hospital se manifesta

Em nota, o Hospital Monsenhor Horta afirmou que:

 

"Os repasses se encontravam com aproximadamente quatro meses consecutivos em atraso, valores estes relativos a contratos firmados com a prefeitura de Mariana referentes aos serviços de Semi-intensiva, Pronto Atendimento, Hemodiálise, cirurgias eletivas e exames diversos. 

 

Após suspensão na manhã de segunda-feira (17/07/2023), de forma temporária dos atendimentos eletivos a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde, devido à falta de repasses por parte da Prefeitura de Mariana, informamos que, em respeito à população da cidade e ao compromisso com a transparência, na tarde desta terça-feira (18/07/2023), após reunião entre representantes do Hospital Monsenhor Horta e da Prefeitura de Mariana, a Administração Municipal adimpliu parte dos valores em atraso e se comprometeu a quitar os valores restantes, o que implicou no reestabelecimento da normalidade dos atendimentos aos pacientes do (SUS).

Os repasses se encontravam com aproximadamente quatro meses consecutivos em atraso, valores estes relativos a contratos firmados com a Prefeitura de Mariana referentes aos serviços de Semi-intensiva, Pronto Atendimento, Hemodiálise, cirurgias eletivas e exames diversos. A inadimplência prejudica o pagamento dos honorários médicos, bem como a folha de salário dos colaboradores, além da continuidade da prestação de serviços de qualidade, visto que afeta a compra de insumos e o pagamento de despesas essenciais para o funcionamento do Hospital.

Deixamos claro, porém, que os atendimentos de Pronto-socorro, Maternidade e toda Urgência e Emergência desses setores sempre permaneceram normais.

O Hospital Monsenhor Horta informa ainda que não procede a informação publicada na “Nota de Esclarecimento” emitida pela Secretaria de Saúde na data de 18/07/2023 de que o Município e a Secretaria Municipal de Saúde não foram cientificados previamente sobre a suspensão dos atendimentos. Destacamos que a administração do Hospital Monsenhor Horta vem encaminhando ofícios à Secretaria Municipal de Saúde de Mariana e à Prefeitura solicitando a previsão de repasses ao Hospital para atendimento à população desde 02/02/2023.

Sobre o atraso, a última comunicação foi encaminhada à Administração Municipal em 14/07/2023, solicitando a urgência dos repasses e que, caso não fossem realizados, seria impossível seguir com os atendimentos desde a última segunda-feira. A administração do Hospital sempre priorizou a saúde e o bem-estar da comunidade e está ciente de sua responsabilidade e missão de oferecer cuidados médicos e hospitalares de qualidade a todos os cidadãos, independentemente de sua origem social ou condição financeira. No entanto, para cumprir efetivamente essa missão, precisamos contar com recursos adequados para manter seu funcionamento de forma sustentável.

Agradecemos o apoio e a compreensão de todos neste momento desafiador e esperamos que, juntos, possamos encontrar um caminho que preserve o direito à saúde de todos os cidadãos, garantindo a continuidade dos serviços essenciais prestados pelo Hospital Monsenhor Horta.

Atenciosamente Hosital Monsenhor Horta 

 

 

 


Voltar

Confira também: