INFORMES DE BENTO RODRIGUES E PARACATU DE ABRIL TRAZEM AS NOVIDADES DOS NOVOS DISTRITOS


Com avanço no processo de reassentamento, futuros moradores das comunidades se preparam para o dia da mudança para o novo lar

10/05/2023 às 12h36

Nesta edição, acompanhe um pouco mais sobre as etapas realizadas antes da mudança das famílias. Em Bento Rodrigues, com a infraestrutura pronta, bens de uso coletivo concluídos e o funcionamento garantido dos serviços essenciais, chegou o momento da entrega das chaves das casas para os futuros moradores. Em Paracatu, a Fundação Renova e a Prefeitura de Mariana também estão trabalhando juntas para organizar o funcionamento de serviços essenciais.  

Confira os Informes de abril acessando os links: Bento Rodrigues Paracatu

Bento Rodrigues 

Com a infraestrutura pronta, bens de uso coletivo concluídos e o funcionamento garantido dos serviços essenciais, como segurança, limpeza e transporte público, as famílias começaram a receber as chaves das suas casas no novo Bento Rodrigues. Pensando em oferecer um ambiente ainda mais seguro e tranquilo para elas, os empregados das obras foram orientados sobre as condutas e comportamentos exigidos agora a partir da mudança dos novos moradores.  

As famílias receberão junto com suas chaves o Manual do Proprietário que apresentará informações sobre a localização da casa, a descrição dos seus sistemas e das suas estruturas, informações rápidas sobre os projetos, as garantias do imóvel, instruções para uso, inspeção e manutenção da casa e das benfeitorias. Ele também mostra a localização dos bens coletivos da comunidade e diversas orientações que podem facilitar o dia a dia em Bento. 

Para quem tem o Habite-se, as benfeitorias e melhorias nos seus imóveis prontas, será preciso concluir mais duas etapas importantes antes de receber as chaves do imóvel: realizar uma vistoria final à casa e, por fim, assinar o Termo de Posse do Imóvel e, assim, receber as chaves e planejar a mudança, que será conduzida por uma empresa especializada, contratada pela Fundação Renova. 

Paracatu 

A construção do novo distrito de Paracatu passou por várias fases, feitas com a participação das famílias. Agora, o distrito começa a ficar pronto para recebê-las e, para isso, a Fundação Renova e a Prefeitura de Mariana estão trabalhando juntas para que, em breve, os serviços essenciais como limpeza urbana, coleta de lixo, segurança pública, além de telefonia e internet funcionem para que as famílias que desejarem se mudar, possam fazer isso de forma segura e com toda assistência necessária.  

Com o avanço nas obras, foi organizada pela Comissão de Atingidos de Paracatu uma assembleia comunitária com objetivo de votar o nome para o reassentamento, que passou a se chamar Paracatu, além de nomear sete bens de uso coletivo e cinco ruas que antes não existiam na área de origem.  


Voltar

Confira também: