Defesa Civil de Mariana alerta para chuvas


05/12/2017 às 15h04

Devido ao grande volume de chuva registrado nos últimos dias, a Defesa Civil de Mariana alerta para riscos de deslizamentos. A orientação à população é ter cuidado em áreas próximas a barrancos, encostas ou margens de rio, e pede atenção se houver qualquer tipo de rachadura ou trinca nas paredes da residência. “Nesse momento é extremamente importante a atenção e o cuidado de todos”, ressaltou o chefe da Defesa Civil de Mariana, Welbert Stopa.

A Defesa Civil de Mariana tem realizado ações efetivas contra os desastres das chuvas na cidade, como vistorias preventivas, mapeamento das áreas de risco, campanhas educativas, desassoreamento de rios e córregos, desobstrução de sistemas de drenagens, dentre outras. “Estamos trabalhando muito, pois temos que prevenir e orientar. Por isso, pedimos a conscientização da população. É muito importante que saibam como evitar esse tipo de desastres”, afirmou Stopa.

Confira as dicas da Defesa Civil para esse período de chuvas:

• Fique atento à movimentação do solo ou aparecimento de trincas e rachaduras em taludes.

• Quem mora perto de rios e córregos tenha o máximo de atenção ao nível de subida das águas.

• Em casos mais graves, como aparecimento de rachaduras nas paredes, barulho estranho, muita infiltração, deixe imediatamente sua residência.

• Nunca tente atravessar em águas de enchentes e enxurradas, mesmo estando de carro, moto ou bicicleta, pois as águas são muito violentas e pesadas, podendo arrastá-lo.

• Nas ruas, evite abrigar-se sob árvores. Elas atraem raios e os galhos podem feri-lo, caso caiam.

• Evite o contato com as águas em caso de enchentes. Essa água é altamente contaminada pelos esgotos e poluição das ruas.


Voltar

Confira também: