Prefeitura promove mutirão de retinopatia diabética e mais de 170 pessoas são atendidas


05/12/2017 às 14h55

A partir de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Lions Clube de Mariana, foi realizado na sexta-feira (1) o primeiro mutirão de Retinopatia Diabética, na Previne. Como forma de prevenir e identificar casos, os exames oftalmológicos foram feitos em pacientes já diagnosticados com diabetes e cadastrados nos postos de saúde do município. A retinopatia é uma complicação da diabetes que afeta a retina e, em casos avançados, pode provocar cegueira.

Estima-se que, durante o mutirão, cerca de 170 diabéticos foram atendidos. Destes, 13 foram identificados com retinopatia e aguardam o retorno cirúrgico. O número indica que, em Mariana, o tratamento de diabetes é eficaz, uma vez que a média dos diagnosticados com a doença não chega a 20%. Dando continuidade à ação, a Prefeitura fará o agendamento e organizará o transporte para o tratamento, sem custos para o paciente.

Para a aposentada Zita Ferreira Inácio, de 72 anos, o mutirão é uma oportunidade única para os moradores de comunidades distantes da sede realizarem o exame. “Moro na roça e fica difícil me deslocar para o município. Espero que mais ações como esta voltem a acontecer”, disse. As despesas do mutirão foram financiados pela renda do livro O Sorriso da Cigana, escrito pelo membro do Lions Clube, Luciano Guimarães.

Fotos: Divulgação | Prefeitura de Mariana.


Voltar

Confira também: