Museu da Inconfidência recebe mostra em homenagem a Drummond durante Fórum das Letras de Ouro Preto


21/11/2017 às 16h24

A mostra Drummond no Calçadão, realização do Sesc para o Fórum das Letras de Ouro Preto, entra em cartaz na Sala Manoel da Costa Athaide, Anexo I do Museu da Inconfidência (Ibram/MinC), a partir de quarta-feira, 22 de novembro, em homenagem aos 115 anos de Carlos Drummond de Andrade. Estará presente réplica feita pelo escultor Leo Santana, em tamanho natural, a partir da escultura do poeta instalada em Copacabana em 2002.

Acompanhada do cenário da famosa praia, com pano de fundo para o Pão de Açúcar e o calçadão, o objetivo é que o público interaja com a réplica, tirando fotos e selfies e entrando no ambiente particular de Drummond, onde terá oportunidade de ler cartas trocadas com os amigos, também escritores.

Compondo a mostra, serão exibidos curtas-metragens produzidos pelo seu neto, Pedro Drummond, e fotografias da escultura original em Copacabana, retratando vários momentos com o público, desde sua instalação em 2002 até os dias atuais. Essas fotografias também são de autoria de Pedro, que registra a interação do público com a escultura quase que diariamente. A visitação é gratuita e ocorre no período de 22 a 26 de novembro de 2017, das 10 às 20h.

Ficha Técnica

Realização: Sesc / Fórum das Letras de Ouro Preto

Coordenadora Geral do Fórum das Letras de Ouro Preto: Guiomar de Grammont

Produção Executiva: Base Projetos Especiais – Cibele Teixeira e Camila Valente

Curadoria: Pedro Drummond

Escultor: Leo Santana

Projeto Gráfico: Árvore de Design – Paola Menezes

Coordenação de Montagem: Áurea Santana

Parceria: Museu da Inconfidência

 

Curtas-metragens exibidos:

  • Carlos Drummond de Andrade – Futebol (Pedro Drummond - 2’11’’)
  • O poema Futebol, de Carlos Drummond de Andrade, na voz de Pelé, com interpretação lúdica de Miguel Drummond, bisneto do poeta. Texto do livro Quando é dia de Futebol, Editora Companhia Das Letras. Carlos Drummond de Andrade © Graña Drummond.
  • Carlos Drummond de Andrade – Para Sempre (Pedro Drummond - 57”)
  • Homenagem a todas as mães do mundo com o poema Para Sempre, na voz e no traço de Carlos Drummond de Andrade. Produzido por Ondaalta.
  • Carlos Drummond de Andrade – Consolo na Praia (Pedro Drummond - 1’43”)
  • Carlos Drummond de Andrade recitando seu poema Consolo na Praia, do livro A Rosa do Povo, Editora Companhia Das Letras. Vídeo clipe produzido por Ondaalta & Girafone. Dedicado à memória de Suzana de Moraes.
  • Carlos Drummond de Andrade – Quadrilha (Pedro Drummond - 51”)
  • Quadrilha – poema do livro Alguma Poesia de Carlos Drummond de Andrade recitado e ilustrado pelo autor. Produzido por Ondaalta.
  • O Fazendeiro do Ar (Fernando Sabino e David Neves - 9’39”)
  • Carlos Drummond de Andrade em documentário de Fernando Sabino e David Neves. 1972. (no DVD Encontro Marcado Todos os direitos reservados)

 


Voltar

Confira também: