Prefeito anuncia reforma administrativa para reduzir gastos

Prefeito anuncia reforma administrativa para reduzir gastos

Prefeito anuncia reforma administrativa para reduzir gastos

14/08/2017 às 14h34

Um bate-papo com o prefeito Duarte Junior.  

Esse é o objetivo dos encontros a serem realizados uma vez por semana com os veículos de comunicação da região. O primeiro encontro ocorreu na manhã desta segunda-feira (14) com a participação do Portal Território Notícias. O objetivo é tornar ainda mais transparente e eficiente a relação da administração municipal e os veículos de comunicação.

Duarte Junior muito motivado com os rumos que sua gestão está tomando, conversamos sobre diversos assuntos e não foi mencionado a palavra crise em nenhum momento.

O prefeito disse que Mariana receberá no dia 30 de agosto uma partida de vôlei do campeonato mineiro entre as equipes do Sada x Bolivar. Os ingressos serão vendidos nas lojas Calçados Procópio, Cunha Esportes e Padaria Andrade ao preço de R$10,00. O valor com as vendas dos ingressos será repassado as instituições sociais de Mariana. Vale ressaltar que a prefeitura não distribuirá nem um ingresso de cortesia.

Duarte deu prosseguimento ao bate papo dizendo que no último final de semana esteve na cidade de Aparecida no estado de São Paulo para participar das celebrações em homenagem aos 50 anos de sacerdócio do Arcebispo Dom Geraldo Lyrio. “ Verona nunca tinha ido a Basílica de Aparecida, estive ali representando toda a população de Mariana num encontro muito emocionante. A Arquidiocese de Mariana representa quase 100 cidades, então é um representatividade muito forte no estado de Minas Gerais. Além de tudo isso fui agradecer a Deus e a Nossa Senhora por tudo que ela tem me proporcionado, na minha família, na minha cidade”.

Com relação a Samarco Du disse que para a empresa voltar a operar realmente depende da carta de conformidade da prefeitura de Santa Bárbara. “ Desmembramos o problema em fases, a primeira fase que nós estamos focando agora é que a Samarco possa a voltar operar os equipamentos e também o licenciamento de Alegria Sul. Para começar a Cava Sul receber rejeitos, precisa estar preparada para isso e isso vai demandar muita mão de obra. Os órgãos ambientais agora estão estudando o lençol freático da área da cava. Vou te passar um furo, os técnicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) já me adiantaram que não há nenhum problema, nenhum risco. Os profissionais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) já estão analisando a situação. Quanto a água para a operação a Samarco tá buscando novas fontes e até mesmo negociando com a prefeitura de Santa Bárbara. Estou confiante que como nós dividimos em fase tudo vai mais organizado e em breve a Samarco voltará nessa primeira fase”.  

Outro assunto polêmico que Du até mudou o semblante para preocupado quando perguntamos sobre a reforma administrativa.  “Essa reforma administrativa será profunda e muito traumática. Nossa equipe está finalizando os estudos, até o final de agosto estamos enviando para a Câmara para aprovação. Para o Du, pessoa física, será muito desgastante, as pessoas dispensadas ficarão chateadas, magoadas serão meus amigos que estarão nessa situação. O cargo me obriga a isso, Verona eu não administro para amigos, eu administro para Mariana tenho a plena consciência disso. Não posso manter a folha no patamar acima do recomendado. Não tem outra opção, só mesmo reduzindo a folha. Alguém vai me questionar porque você não mandou o outro ao invés de mim, sei como é difícil as pessoas atingidas pelo corte entender. Serão 100 cargos de nomeações que serão cortados para baixarmos a folha”.

Duarte agradeceu por nossa reportagem ter atendidoo convite para estrear esses encontros e disse que  foi bem produtivo e desejou boa sorte ao Portal Território Notícias nesse retorno.

 

 


Voltar

Confira também: