Solenidade de entrega de medalhas relembra memória do marianense Pedro Aleixo


24/10/2017 às 12h51

A emoção tomou conta da manhã de sábado (21) no SESI Mariana com a solenidade de entrega da Medalha do Mérito Jurídico Presidente Pedro Aleixo, alusiva ao ilustre filho do município que, nos anos 60, marcou o nome da Primaz de Minas na política nacional. Instituída pela Lei Municipal 3.170, a medalha teve o objetivo de divulgar os valores éticos, morais e cívicos de Pedro Aleixo, jurista, homem público e defensor das liberdades democráticas no País.

Para o prefeito Duarte Junior, foi um grande momento para reconhecer o conterrâneo. “Satisfação imensa em poder relatar sobre a vida desse nobre homem que foi Pedro Aleixo. Além de ser extremamente importante nos lembrarmos da história de nossa cidade, e enaltecer grandes pessoas que viveram por aqui”, afirmou.

Em sua primeira edição, a cerimônia homenageou oito personalidades brasileiras do ramo jurídico, que se destacaram no desenvolvimento da justiça e na promoção da paz social. Foram agraciados com a comenda o presidente do TJMG, Herbert Carneiro; o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Mário da Silva Velloso; o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Geraldo Augusto; o ex-ministro da Justiça, Ibrahim Abi-Ackel; o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Jayme Martins de Oliveira Neto; o vice-presidente da AMB, desembargador Nelson Missias de Morais; o ex-ministro do STF, José Francisco Rezek e a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Cármen Lúcia, que não compareceu à cerimônia.

“Simplesmente maravilhoso estar em Mariana e fazer parte deste lindo momento com os meus grandes amigos juristas. Relembrar tudo que Pedro Aleixo foi para o município e para o nosso país não tem preço. Agradeço a todos pela singela e especial homenagem. Estou muito feliz com tudo”, disse o ex-ministro do STF, José Francisco Rezek.

 

Foto: Samuel Consentino | Prefeitura de Mariana.


Voltar

Confira também: