Meio Ambiente – No Dia Mundial das Águas, PMMG promove ações de conscientização


23/03/2022 às 19h43

Instituído pela Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992, o dia 22 de março como o Dia Mundial das Águas tem como objetivo reforçar a consciência sobre a importância da água para a sobrevivência dos seres vivos, destacando para a necessidade do uso sustentável, preservação de nascentes, mananciais, mata ciliar, garantia da pesca e do fornecimento de água potável. Na mesma data foi promulgada a Declaração Universal dos Direitos da Água, que traz logo em seu Art. 1º A água faz parte do patrimônio do planeta.

 

No âmbito de Polícia Militar, o policiamento executado pelo Comando de Policiamento de Meio Ambiente (CPMAmb) tem como objetivo proceder à fiscalização ambiental integrada das atividades e empreendimentos com potencial poluidor de degradação, recursos hídricos, intervenções ambientais, fauna, combate à pesca ilegal, tráfico de animais silvestres, proteção do solo, patrimônio cultural e patrimônio urbano, visando contribuir para cumprimento das normas ambientais, preservação, conservação e proteção do Meio Ambiente, além do combate ao crime e violência no campo.

 

Para celebrar a data, os policiais de Meio Ambiente proferiram palestras em escolas, distribuição de cartilhas abordando o tema “Conscientização”, participação em programas de entrevistas com um canal aberto para perguntas da população. Foi realizada fiscalização Ambiental as margens do Rio Paraibuna, finalizando com um abraço simbólico no rio, com participação de representantes da administração municipal, empresários e cidadãos voluntários e em Araguari foi realizada a "Caminhada da Água". O evento contou com a participação de alunos de escolas do município e percorreu as principais ruas do centro da cidade de Araguari. Dentre outras ações.

 

De acordo com o tenente Eduardo Moraes, comandante do 2º Pelotão de Meio Ambiente na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), o policiamento de Meio Ambiente está presente em todo o Estado com foco nos locais que abrigam barragens, represas, nascentes e pontos de captação de água. “A fiscalização é feita por meio de viaturas, embarcações e até mesmo com a utilização de Drones. É preciso que pessoas, governos e sociedade evitem o desperdiço tendo em vista que se trata de recursos escassos e limitados”, afirmou o tenente.

 

Autor: Subten Deiwson Magal


Voltar

Confira também: