(31) 9 8933-2498

Carteira de Identidade com mais conforto e qualidade a população de Mariana


09/10/2017 às 18h53

Visando maior conforto para o cidadão e melhores condições de trabalho para os servidores, a Câmara Municipal de Mariana realizou na manhã de sexta-feira (06) a transferência do espaço do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) para o térreo do prédio do Legislativo Marianense. O CAC é uma parceria entre a Câmara de Mariana e a Polícia Civil e oferece os serviços de confecção de Carteiras de Identidade, emissão do Atestado de Bons Antecedentes e o programa Internet Cidadã.

Segundo o coordenador do Centro de Atendimento ao Cidadão, Adeílson Antunes Moreira, além de proporcionar mais conforto, a mudança de sala dará maior fluidez ao serviço e aperfeiçoará o atendimento à população, já que antes o serviço era realizado em prédio anexo à Câmara.

Para o presidente da Câmara, vereador Fernando Sampaio (PRB), o serviço do CAC é essencial. “A carteira de identificação é vital, não tem como ficar sem. Então, a Câmara tem esse compromisso e espero que os futuros gestores nunca esqueçam disso: que é um serviço para a população e que não podemos deixar faltar nunca em Mariana”, ressalta.

O CAC foi idealizado em 2008 e 2009 durante a gestão dos ex-presidentes da Câmara, Marcelo Macedo (PSDB) e Raimundo Horta, respectivamente, e foi efetivado por Edson Carneiro "Leitão" (PPS), em 2010, no período que esteve na presidência da Casa.

Em maio de 2015, após dois anos sem funcionamento, o atendimento voltou a ser disponibilizado pelo ex-presidente Tenente Freitas (PHS). É importante ressaltar que em Mariana o CAC é o único posto de identificação, único local de emissão da Carteira de Identidade.

De acordo com o vereador “Leitão”, a implantação do CAC foi de extrema importância para a população, já que, antes, era preciso se deslocar para outras cidades como Belo Horizonte, Ouro Preto e Ponte Nova para obter a Carteira de Identidade. “Leitão” lembra que naquela época havia uma grande oferta de emprego no município e algumas pessoas acabavam perdendo a vaga por não possuírem o documento. “Essa conquista do povo marianense facilitou muito a vida do cidadão”, enfatiza.

Participaram também da cerimônia os parlamentares Deyvson Ribeiro (SD), Gerson Cunha (PSC) e Juliano Duarte (PPS).

TRAJETÓRIA DO CAC – Desde 2010, o CAC vem se destacando e participou de momentos importantes da história de Mariana e dos cidadãos da região. Entre eles, podemos destacar a frente montada pelos identificadores para a confecção dos documentos perdidos no rompimento da barragem de Fundão, em 2015; as parcerias com o Núcleo de Assistência ao Cidadão – Educar pelo Esporte, com a Ação Global e com a Prefeitura Municipal de Mariana no programa Mãos Solidárias.

É importante ressaltar que a Carteira de Identidade é essencial para a identificação em território nacional e internacional, além de ser válida como documento de Passaporte nos países que fazem parte do Tratado do Mercosul, como Argentina, Paraguai e Colômbia. O jovem atleta Gustavo Alexandre Soares de Paula, 14 anos, emitiu o RG em outubro de 2015 para participar do campeonato Sul-Americano de Ginástica de Trampolim em Bogotá. “Eu estava precisando muito da Carteira de Identidade e sem ela eu não poderia competir lá”, afirma Gustavo que participou da sessão de transferência da sala.

PRIMEIRA EMISSÃO NA NOVA SALA – Após a cerimônia, a moradora da comunidade de Águas Claras, Maria Novaes Machado Tavares, 59 anos, foi a primeira a emitir o documento de identidade na nova sede do Centro de Atendimento ao Cidadão. Segundo Maria, ela procurou o serviço para obter a 2ª via do documento após 37 anos, já que está tendo dificuldades para o reconhecimento com a primeira via da identidade.

CAC ITINERANTE - Neste segundo semestre de 2017, a Câmara retomou o projeto "CAC Itinerante" criado em 2011, por meio do qual os identificadores vão até a comunidade confeccionar as Carteiras de Identidade. A ação já foi realizada em Cuiabá, Furquim, Barroca e Goiabeiras para atender a demanda de jovens que estavam interessados em participar dos Jogos Escolares de Mariana (JEM).

O Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) está localizado no andar térreo da Câmara Municipal de Mariana e a primeira via da Carteira de Identidade é gratuita. Devido a mudança de sala, o agendamento para confecção do documento está sendo realizado exclusivamente de forma presencial,de segunda a sexta-feira, de 07h às 18h, no CAC: Praça Minas Gerais, 89 - Centro.



 


Voltar

Confira também: