Folhinha de Mariana é patrimônio vivo nos comércios e casas da Primaz de Minas

Folhinha de Mariana é patrimônio vivo nos comércios e casas da Primaz de Minas

Folhinha de Mariana é patrimônio vivo nos comércios e casas da Primaz de Minas

12/09/2017 às 11h26

Você conhece a tradicional Folhinha Eclesiástica da Arquidiocese de Mariana ou simplesmente Folhinha de Mariana? Fundada em 1870, o calendário é reconhecido como Patrimônio Imaterial. Nele é possível encontrar orações, instruções religiosas, regulamento do tempo e fases da lua, épocas de plantio, tabela do amanhecer e anoitecer, festas móveis, feriados, normas canônicas diversas, além de propagandas de comércios.

Segundo o diretor da Editora Dom Viçoso, gráfica que possui a patente registrada desse calendário, Darci Fernandes Leão, a Folhinha tem grande representatividade para a história do nosso município. “Nossos antepassados e muitos conterrâneos viveram e realizaram seus sonhos seguindo as orientações dessa folhinha. Ela caminha lado a lado com o homem e o progresso da nossa cidade. Mesmo nesta época pós-moderna há muitas pessoas que se orientam pela nossa folhinha não só para questões de calendário, épocas de plantio, orientações canônicas, mas até na escolha de nome dos filhos”, ressaltou.

A Folhinha de Mariana foi reconhecida no final do ano passado como Patrimônio Imaterial devido à sua importância cultural, histórica, social e simbólica para o município. “Este reconhecimento significa que o município se empenha para que esse bem imaterial continue existindo e expandindo cada vez mais, mostrando que Mariana que é a primaz em muitas atividades e eventos, foi também a primeira a confeccionar um calendário em uma época em que este tipo de calendário só parecia existir na Europa”, afirma o diretor. De acordo com Darci a folhinha pode ser adquirida ligando para o telefone da Editora Dom Viçoso (31) 3557-1233 ou através do email, [email protected].

 

Fotos: Eliene Santos | Prefeitura de Mariana


Voltar

Confira também: