(31) 9 8933-2498

Ação de Atenção ao Diagnóstico Precoce de Câncer de Mama e de Colo do Útero será realizada nesta sexta-feira, 9


06/11/2019 às 10h13

Saúde, bem estar e longevidade exigem cuidado e atenção. O diagnóstico precoce aumenta as chances de eficácia dos tratamentos contra o câncer de mama e o de colo do útero. Pensando nisso, a Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Saúde, realizará um mutirão para a solicitação de mamografia e para a coleta de exames ginecológico preventivo. Haverá também uma palestra educativa sobre a importância do diagnóstico precoce, dos exames periódicos e do autoexame, ministrada pelo enfermeiro da unidade, Victor Bordini. O evento ocorrerá na sexta-feira, 9 de novembro, das 8h às 16h, no Previne, localizado na rua Wenceslau Braz, nº 445, centro. 

O público-alvo são mulheres de 50 a 69 anos, as pessoas mais afetadas por essas doenças. Para realizar os exames e as solicitações é necessário apresentar o cartão do SUS e a carteira de identidade. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) recomenda que os testes preventivos sejam feitos a cada dois anos, a periodicidade também auxilia na redução da mortalidade dos casos de câncer. Segundo o palestrante do evento, Victor, a ação tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção. "O mutirão é uma das muitas ações da pasta que visam ampliar as pessoas contempladas pelos exames preventivos. É uma forma de relembrar que o cuidado e a atenção devem ser constantes", pontua Victor, enfermeiro há 9 anos. 

O secretário de Saúde, Danilo Brito, reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. "O câncer de mama, quando não diagnosticado precocemente, pode ocasionar inúmeros problemas na saúde da mulher, além da retirada da própria mama. A atual gestão preza pelo prevenir! É um cuidado que precisa estar no dia a dia. A saúde não tem mês", destaca Danilo. 


Voltar

Confira também:





CNPJ: 09.621.428/0001-26
Agência Minas de Radiojornalismo
Rua Dom Viçoso, 217. Mariana - MG.