(31) 9 8933-2498

Sumidouro comemora 314 anos do distrito com festa e ciclismo


22/10/2019 às 06h19

A comunidade de Padre Viegas, ou Sumidouro, como também é conhecido, assoprou as velinhas nesse final de semana. Entre os dias 18 e 20 de outubro, o distrito esteve em festa para comemorar os 314 anos. Além de shows, a programação contou com a tradicional Volta da Fumaça, Encontro de Carros Antigos e os pratos da culinária local, como o cuscuz.

O prefeito Duarte Júnior compareceu no evento e ressaltou a atenção que a administração tem dado às festas de comunidades, como a de Sumidouro. “Sabemos o quanto esses eventos são importantes. São festas assim que valorizam a tradição e cultura de cada região, potencializam a economia local e proporcionam um momento de lazer para os moradores”, destacou.

Segundo o coordenador da COFANS (Comissão de Festas do Aniversário de Sumidouro), Samuel de Freitas Martins, cerca de 2 mil pessoas prestigiaram o evento, que, além de ser um momento de lazer, é também uma importante ferramenta de divulgação do distrito e do fomento da economia local.  “Esse é o sexto ano que a COFANS realiza essa festa e, como sempre, ficamos muito satisfeitos com o resultado. A Praça ficou movimentada o tempo todo e, com isso, bares, restaurantes e demais estabelecimentos comercias também”, disse o coordenador, que ainda ressaltou a importância da ajuda dos moradores. “O apoio que recebemos da Prefeitura de Mariana e dos patrocinadores é essencial para a realização do evento. Porém, é importante destacar que os moradores de Padre Viegas são peças fundamentais para o sucesso da festa”.

VOLTA DA FUMAÇA - Uma das provas referências do Mountain Bike, em Mariana. A Volta Fumaça teve mais uma edição de sucesso. Cerca de 140 ciclistas participaram da competição, que foi dividida em três percursos, 25km, 50km e 70km, todos compostos por trilhas desafiadoras e, ao mesmo tempo, as mais belas paisagens naturais.

Dada a largada, depois de um pouco mais de 2h surge o primeiro atleta. Vinicius do Carmo Passos, marianense, foi o campeão geral masculino, que fez 50km. No feminino, Viviane Maciel de Almeida, que também fez 50km, foi a primeira a cruzar a linha de chegada, mesmo  com os contratempos. “É a primeira vez que participo dessa prova e não conhecia o trajeto tão bem como a maioria dos atletas. Também tive alguns imprevistos no trajeto, como, por exemplo, o meu pneu, que esvaziou e tive que para enchê-lo quatro vezes. Mesmo com tudo isso, consegui vencer”, disse a ciclista, que também parabenizou a organização pelo evento. “A ACM (Associação de Ciclismo de Mariana) está de parabéns. Tudo muito bem planejado. A prefeitura  também merece nosso reconhecimento por apoiar eventos desse tipo. Muitos colegas de outras cidades ficam admirados ao ver o quanto Mariana valoriza a modalidade”.

A classificação completa dos atletas está disponível em: cronochip.com.br.

FOTOS: ELIENE SANTOS | PREFEITURA DE MARIANA 


Voltar

Confira também:





CNPJ: 09.621.428/0001-26
Agência Minas de Radiojornalismo
Rua Dom Viçoso, 217. Mariana - MG.