Contratação de mão de obra local é prioridade nas obras dos reassentamentos


Serão cerca de 4 mil vagas temporárias direcionadas à população de Mariana e distritos

08/10/2019 às 17h55

A valorização da mão de obra local é um dos compromissos da Fundação Renova para executar as atividades de reparação dos danos provocados pelo rompimento da barragem de Fundão. Na construção dos reassentamentos de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo, 70% da mão de obra deverá ser de trabalhadores do município.

O pico das obras vai gerar cerca de 4 mil vagas temporárias, distribuídas ao longo das obras dos reassentamentos e direcionadas prioritariamente à população de Mariana e distritos. Até agosto deste ano, foram gerados aproximadamente 2 mil empregos indiretos para moradores do município, além de 140 contratos com fornecedores locais, totalizando uma movimentação de R$ 819 milhões.

A priorização da contratação local, assim como a promoção de capacitações de empreendedores e fornecedores do município, está prevista no Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC) e no Termo de Acordo de Mariana, assinado com a Câmara Municipal.

“São ações importantes que fomentam a economia de Mariana, não apenas no sentido econômico da circulação e geração interna de renda, mas também na perspectiva de resgate do valor do trabalho como forma de realização profissional e pessoal e do envolvimento com a sociedade”, explica a coordenadora de Programa Socioeconômico da Fundação Renova, Ana Lage.

Processo seletivo

Os interessados em concorrer às oportunidades de emprego nas obras dos reassentamentos devem cadastrar ou atualizar o currículo no Sine Mariana (av. Getúlio Vargas, s/n°, Centro).

O processo seletivo para as vagas será conduzido pelas construtoras HTB e Andrade Gutierrez, responsáveis pelos reassentamentos de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo, respectivamente, e mediado pelo Sine Mariana. Não haverá nenhuma intervenção da Fundação Renova na relação entre empregador e empregado.

Com esse formato, os interessados poderão se inscrever em diferentes categorias, aumentando as chances de encontrar outras oportunidades, além de ter acesso às vagas abertas por outras empresas em Mariana. Os candidatos ainda poderão realizar o acompanhamento online das vagas pelos aplicativos Sine Fácil ou Emprega Brasil.

Para as vagas, as empresas contratantes levarão em consideração questões como primeiro emprego, pouca experiência e fortalecimento da contratação de mulheres.

 

Pelo site www.pmmariana.com.br/vagas-sine, é possível conferir as vagas que estão disponíveis.

 

Status dos reassentamentos

No reassentamento de Bento Rodrigues, a pavimentação da estrada principal que dá acesso ao terreno Lavoura, área escolhida pelos moradores para ser o local da nova comunidade, está na última fase, que é a camada asfáltica. A via também está recebendo obras de contenção.

Em Lucila, terreno onde será reconstruído o distrito de Paracatu de Baixo, a preparação para receber ruas, redes de água e de esgoto está em curso. Em paralelo, cerca de 70 projetos das casas estão em desenvolvimento com a participação da comunidade. 


Voltar

Confira também: