Conferência da Educação propõe reflexões sobre o Plano Municipal de Educação


04/10/2019 às 10h56

No primeiro dia da 1° Conferência de Avaliação do Plano Municipal de Educação foi discutido a importância da análise crítica do Plano Municipal de Educação das escolas públicas e do investimento na Educação. O objetivo foi refletir sobre como implantar, baseado no Plano, um ambiente educacional mais saudável e de qualidade aos alunos marianenses. O evento foi realizado na noite da quinta-feira, 3 de outubro, pela Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Educação, no Cine Teatro SESI. 

A Conferência começou com as falas das autoridades locais e dos representantes das esferas estadual e federal de Educação. Entre eles estavam: o presidente da Comissão Municipal de Educação da Câmara dos Vereadores de Mariana, Geraldo Sales, a secretária de Educação, Aline de Oliveira, a superintendente da Regional de Ensino de Ouro Preto, Raquel Aline Condeias, e o prefeito do município, Duarte Júnior.

O prefeito abriu a sessão de falas. Ao lado dos companheiros de governo, Duarte ressaltou a importância da integração entre o Poder Público e os professores da rede pública de ensino. "A Conferência é uma forma de entender aquilo que funciona ou não dentro das salas de aulas do nosso município. Tendo esta conversa, podemos desenvolver estratégias que proporcionem Educação de mais qualidade aos nossos estudantes", comentou o prefeito. O Plano Municipal de Educação orienta o poder Executivo e as escolas sobre como gerir investimentos e o espaço escolar. O documento está vigente até 2024.

A secretaria de Educação, Aline de Oliveira, encerrou a primeira parte da Conferência. A secretária destacou a importância do investimento público no desenvolvimento intelectual. "É um prazer receber professores, diretores escolares, pesquisadores da Educação e moradores nesta Conferência. É um momento de troca de ideias, e, ele é muito importante para a Educação. Juntos podemos pensar e desenvolver métodos pedagógico de qualidade", pontuou. Antes de finalizar o discurso de encerramento, Aline prestou uma homenagem à secretária mais antiga da pasta, Esmeralda Guimarães, 64, que reorganizou e tornou ativo o Conselho Municipal de Educação.

Os esforços de Esmeralda foram reconhecidos pelos doutores em Educação da Ufop, Zara Tripodi e José Jarsilino. Os professores universitários ministraram a palestra "Mariana, no empenho de Educar". Há 30 anos na área da Educação, Zara, 56, explicou, entre outras coisas, sobre o Plano e parabenizou a Prefeitura de Mariana quanto à iniciativa de produzir a 1° Conferência para avaliar o Plano Municipal de Ensino. "Um evento deste mostra o empenho do município em acompanhar as metas do Plano. Uma atitude essencial para um governo que deseja proporcionar a melhor Educação possível aos seus cidadãos", esclareceu.

Além do debate, intervenções artísticas foram realizadas pelo alunos do Educação de Jovem e Adulto (EJA), do Centro de Educação Municipal Padre Avelar (Cempa). Eles apresentaram a obra "Educação como Futebol". De acordo com a coordenadora da intervenção e das aulas de Artes do Cempa, Kátia Luvi, 36, a sessão teve como objetivo despertar o afeto e o cuidado com a Educação. O coordenador do Tempo Integral, Luiz Renato Gomes, também subiu ao palco da Conferência. Luiz cantou sucessos da MPB.

FOTO: DANIEL ALMEIDA l PREFEITURA DE MARIANA


Voltar

Confira também: