Projeto de revitalização do Jardim será moldado junto da população


03/10/2019 às 15h03

Tema atual na cidade, a revitalização da Praça Gomes Freire foi pauta da reunião entre Prefeitura de Mariana, Câmara Municipal, Fundação Renova, comerciantes e moradores dos arredores do Jardim. O intuito do encontro, que aconteceu na tarde dessa terça-feira, 1º, foi apresentar a elaboração do pré-projeto, realizado pelos profissionais da Fundação.

Presente na reunião, o prefeito Duarte Júnior ouviu atentamente os apontamentos da população, que divergiram em diversos pontos da apresentação. De acordo com Duarte, independentemente do que foi apresentado no pré-projeto, a vontade dos marianenses irá prevalecer na escolha das mudanças. “É muito importante essas discussões. Solicitamos esse pré-projeto para apresentar nesse ponto de partida. Agora é caminhar junto da população e moldar o que será feito daqui pra frente. Sabemos que não há concordância total, mas vamos nos esforçar e fazer valer a vontade da maioria”, afirmou o prefeito durante o encontro.

O próximo passo será a visita guiada. A Fundação agendará a data e, junto dos moradores locais, comerciantes e população, mostrará partes do projeto in loco, bem como explicar melhor sobre as ideias paisagísticas para a praça. Outra data que será futuramente agendada é a da Audiência Pública, que levará todos os apontamentos da população para serem discutidos e analisados. O espaço para sugestões já começou. Durante o encontro na terça, o secretário de Cultura e Turismo, Efraim Rocha, recolheu todas as demandas apresentadas pelos presentes.

O que foi mostrado - Os técnicos da Renova, durante a apresentação de slides, pontuaram diversas das mudanças que constam no pré-projeto, como banheiros e palco fixos, bancos, rampas de acessibilidade, planejamento urbanístico, dentre várias outras.

Em sua maioria, os pontos divergentes foram votados ao temor da descaracterização do local, tornando-o moderno, o que prontamente descartado pelo prefeito, que manteve o posicionamento de que somente as mudanças aprovadas pela maioria, e que não fira a história do Jardim, serão aprovadas.

A Capitã Marta também contribuiu durante o encontro. Elevando a importância da segurança, ela fez comparativos que vão afetar positivamente o espaço público. “Sou participativa nas ações em Mariana porque é importante contribuir para a melhoria da qualidade de vida. Temos que olhar para esse projeto e aplicar tudo de bom que possamos aproveitar. Sabemos que o uso do Jardim melhorou significantemente após a instalação do nosso Posto Policial, mas com essa revitalização vamos conseguir aumentar a segurança ainda mais”, afirmou Marta.

As datas, da visita guiada e demais reuniões, serão repassadas pela Fundação e divulgadas no site e redes oficiais do município.

FOTO: RAISSA ALVARENGA l PREFEITURA DE MARIANA


Voltar

Confira também: