Mariana conta com salas de recursos para alunos com necessidades especiais

Mariana conta com salas de recursos para alunos com necessidades especiais

Mariana conta com salas de recursos para alunos com necessidades especiais

05/09/2017 às 15h06

A Educação brasileira vive tempos de inclusão em que é preciso, além de profissionais, de escolas preparadas para oferecer melhores condições de ensino aos alunos com necessidades especiais dentro das salas de aula. Pensando nisso, a Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Educação e Desporto, reforçou o atendimento a esses alunos com a implantação de salas de recurso ao longo da atual gestão.

 

De acordo com a coordenadora da Educação Inclusiva, Elizabeth Araújo, são seis salas de recurso espalhadas pelas escolas da sede, CEMPA, Monsenhor José Cota, Dom Luciano e Wilson Pimenta, e distritos, Serra do Carmo e Sinhô Machado, que atendem uma média de 110 alunos. “Essas salas atendem alunos que, por algum motivo, apresentam dificuldades acentuadas no processo de aprendizagem. Esses são encaminhados a partir da análise dos professores regentes e equipe diretiva via PDI (Plano de Desenvolvimento Individualizado). Esse documento, PDI, é obrigatório para acompanhamento dos alunos com deficiência, TDG, Altas Habilidades e, consequentemente, para aqueles que foram direcionados para atendimento nessas salas por motivos explicitados pela equipe diretiva e professores regentes”, explica a coordenadora.

 

As salas são equipadas com materiais adequados e adaptados como equipamentos eletrônicos, conjunto de equipamentos de informática, mobiliários, materiais pedagógicos e de acessibilidade para a organização do espaço de atendimento educacional especializado. “Temos trabalhado fortemente na perspectiva de uma ampliação ainda maior de escolas com espaços e profissionais especializados para o atendimento das necessidades educacionais especiais e específicas de nossos estudantes”, afirmou a secretária municipal de Educação e Desporto, Juliana Alves.

 

Fotos: Samuel Consentino

 

Álbum de Fotos

Ver todas as fotos

Voltar

Confira também: