Moradores de sete comunidades de Mariana participam de simulado de emergência


23/09/2019 às 14h21

A Defesa Civil de Mariana, em parceria com a Defesa Civil Estadual, o Corpo de Bombeiros Militar, a Polícia Militar, a Guarda Municipal e Samarco, realizou simulado de emergência na manhã deste sábado (21) nos distritos de Mariana - Camargos, Ponte do Gama, Paracatu de Cima, Paracatu de Baixo, Pedras, Borba e Campinas. O objetivo foi treinar as comunidades e os agentes municipais e estaduais sobre como agir em situações de emergência. Ao todo, 248 moradores participaram do exercício, um aumento de cerca de 30% em comparação ao ano passado. A atividade teve início às 9h, quando as sirenes foram acionadas em todos os distritos.

A principal novidade deste ano foi o planejamento participativo da ação, com a presença de dois representantes de cada comunidade e das secretarias de Mariana no Comitê Gestor do Simulado.

O exercício é orientado pelas normas e procedimentos que compõem o Plano de Ação de Emergência das Barragens de Mineração da Samarco. A realização do treinamento é de responsabilidade da Defesa Civil de Mariana e conta com o apoio da Samarco, que forneceu a infraestrutura, com veículos e o envolvimento de cerca de 60 empregados, além de facilitadores.

De acordo com a coordenadora de simulados pela Samarco, Melissa Manger, os simulados são importantes para desenvolver a cultura de prevenção e preparação para situações de emergências.

“Ações como a de hoje são necessárias, pois é o momento que as defesas civis municipal e estadual medem e avaliam o tempo de resposta à emergência do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar e Guarda Municipal, além do nível de engajamento das comunidades. Neste ano, tivemos um avanço que foi a criação do Comitê Gestor do Simulado com a participação de dois representantes de cada comunidade e de agentes das secretarias municipais. Com o comitê, conseguimos envolver os distritos na elaboração do escopo do simulado, tornando o processo participativo e coletivo”, afirmou Melissa. A coordenadora destacou ainda que no simulado deste ano foi elaborado um plano de atendimento às pessoas com dificuldade de locomoção.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Mariana, Webert Stopa, o aumento da participação dos moradores foi positivo. “O objetivo da Defesa Civil é capacitar toda a comunidade e temos tido moradores muito parceiros. Esse simulado superou as nossas expectativas”, disse.

Outra novidade deste ano foi a participação da Secretaria Municipal de Saúde fazendo a aferição de pressão e glicose dos moradores. Animais de pequeno porte, como cães e gatos, também receberam a vacina antirrábica e os animais de grande porte serão cadastrados para posterior atendimento da Secretaria Municipal de Agricultura.

 

Barra Longa

Na última quinta-feira (19), um simulado também foi realizado na cidade de Barra Longa e nos distritos de Barreto e Gesteira, sendo que duas escolas — uma municipal e outra estadual — participaram da atividade. Ao todo, 647 pessoas participaram do exercício, sendo 557 moradores e 90 organizadores e integrantes de órgãos de resposta. No município, a participação dos moradores foi aproximadamente 20% maior do que no ano passado. A ação, uma responsabilidade da Defesa Civil do município, também contou com o apoio da Samarco e do Corpo de Bombeiros Militar, da Polícia Militar e da Defesa Civil Estadual. Em Barra Longa também houve aferição de glicose e pressão dos moradores e os animais de pequeno porte também foram vacinados.

Uma semana antes das atividades em Mariana e Barra Longa, a Samarco realizou diversas ações prévias envolvendo os órgãos de segurança, empregados da empresa e a comunidade para explicar como o é o gerenciamento atual de barragens e sobre o escopo do simulado, confirmando a importância da participação de todos nesse exercício.

O coordenador da Defesa Civil de Barra Longa, Leonardo de Carvalho Roldão, fez um balanço da ação. “O simulado foi positivo. Sempre tiramos lições novas a cada ação, por isso a importância de que o exercício seja realizado todos os anos. A presença das crianças das escolas envolvidas é dos pontos de destaque e vejo que o projeto “Escola Segura” tem tido cada vez mais valor para a nossa comunidade. Chamo a atenção para a participação do Núcleo Comunitário de Proteção de Defesa Civil (Nupdec) de Gesteira que liderou a organização do exercício na sua comunidade. Esperamos que no próximo ano tenhamos uma participação ainda maior da população ”, afirmou.

A ação realizada nos municípios de Mariana e Barra Longa nesta semana foi o quinto simulado desde novembro de 2015. Ao todo, 1.001 pessoas participaram dos exercícios, incluindo moradores, organizadores e membros de órgãos de segurança.

 

Monitoramento permanente

As barragens da Samarco permanecem estáveis, conforme aponta o monitoramento e o acompanhamento de consultorias especializadas. Relatórios sobre as condições dessas estruturas são remetidos periodicamente aos órgãos competentes. Atualmente, o sistema conta com cerca de 840 equipamentos de última geração, tais como: estação robótica e meteorológica, radares de precisão milimétrica, laser scanner, câmeras, drones, piezômetros, acelerômetros, estações fluviométricas, estações de qualidade, medidores de vazão, além de uma equipe técnica especialista com cerca de 50 pessoas.

Foto: Débora Ozório 


Voltar

Confira também: