2 mil ciclistas dominaram as paisagens de Mariana em mais uma edição do Iron Biker Brasil


16/09/2019 às 10h09

Pelo sétimo ano consecutivo Mariana foi escolhida para sediar a maior prova de mountain bike da América Latina, o Iron Biker Brasil. E mais uma vez muita emoção e adrenalina fizeram parte dos dois dias de maratona. O clima ameno e sem chuvas tornou o evento ainda mais agradável para os competidores, que enfrentaram somando os dois dias de prova um percurso de 158km ou 110km pelas ladeiras, ruas e trilhas da sede e dos distritos marianenses. 

O prefeito, Duarte Júnior, esteve presente nas largadas e aproveitou a ocasião para agradecer a presença de todos. “É sempre um prazer sediar um evento tão grandioso como este, pois os atletas que por aqui passam levam o nome de Mariana para todos os cantos do país, com isso aquecemos o comércio, o turismo e o esporte local. Mariana estará sempre de portas abertas para receber este e outros eventos de ciclismo, afinal é muito gratificante ser considerada a terra do MTB”, destacou. 

Foram cerca de 2 mil atletas inscritos e quem levou a medalha de ouro para casa na categoria elite masculino foi o suíço, Lucas Kaufmann, o tempo total do atleta nos dois dias de prova foi 05:07:37, apenas três minutos a frente do mineiro que levou o segundo lugar, Hallyson Ferreira. Para o suíço está em Mariana pela sexta vez é algo bem especial. “É uma honra correr aqui, uma cidade histórica tão bonita. Tivemos nesta prova atletas fortes de todo o país, então a disputa foi bem acirrada”, afirmou o vencedor. 

Nesta edição diversos marianenses também suaram a camisa e deram muita garra na prova. Ao todo, 70 atletas da Associação de Ciclismo de Mariana (ACM) participaram. Entre eles cinco conquistaram o primeiro lugar em sua respectiva categoria, um deles é o jovem atleta, Thiago Freitas, ele venceu na categoria juvenil, que engloba ciclistas de 17 a 18 anos. O garoto, que é um dos contemplados pelo bolsa atleta, destacou a importância do programa em sua trajetória no esporte. “Correr em casa é sempre muito bom, pois podemos sentir o carinho de todos. Além disso, é uma honra representar minha cidade nesta grande prova, pois é uma forma de agradecer todos meus os patrocinadores e apoiadores”, disse. 

As mulheres também deram um show no evento, mostrando que cada dia mais elas estão conquistando espaço na modalidade. E a terceira idade não ficou para trás, ao todo 18 mulheres com mais de 50 anos estiveram presentes. Cássia Garcia, que veio da cidade de Goiânia, foi a primeira mulher a cruzar a linha de chegada no primeiro dia de prova, ela levou a medalha de ouro na categoria feminina de 30 a 39 anos. “É a segunda vez que eu venho para Mariana e mais uma vez a prova foi incrível. O percurso fluiu muito bem, devido ao carinho e receptividade que recebemos aqui”, destacou. 

O evento contou com uma ótima estrutura, contendo espaço para shows e uma praça de alimentação, que foi abastecida por comerciantes marianenses. Um dos estabelecimentos presente foi o Fábrica Pub, seu proprietário, Thiago Malta, destacou a importância do evento para o aquecimento do comércio local. “Este evento grandioso é uma forma de mostrar o que temos a oferecer para a população de Mariana e também para os turistas que passam por aqui e sempre voltam”, afirmou. 

PRÓXIMAS EDIÇÕES - Considerada a terra do MTB, segundo um dos organizadores do evento, Lucas Fonda, em 2020 Mariana sediará novamente o Iron Biker Brasil. “É sempre um orgulho enorme realizar o Iron Biker aqui, por isso já está tudo certo para continuarmos com essa parceria e isso pra gente é motivo de muita satisfação”. O organizador ainda destacou que haverá muitas novidades para a 28ª edição.  

O resultado completo do Iron Biker Brasil 2019 pode ser conferido no site da Prefeitura de Mariana (mariana.mg.gov.br).

FOTO: PEDRO FERREIRA l PREFEITURA DE MARIANA


Voltar

Confira também: