Pista de Caminhada ganha mudas de ipês amarelos no início do projeto “Plantando Pelo Planeta”

Pista de Caminhada ganha mudas de ipês amarelos no início do projeto “Plantando Pelo Planeta”

Pista de Caminhada ganha mudas de ipês amarelos no início do projeto “Plantando Pelo Planeta”

03/09/2017 às 12h06

Foi na tarde deste sábado (2) na Pista de Caminhada na Alameda dos Inconfidentes que liga Mariana a Passagem de Mariana que deu o início a essa ousada ação ambiental, cuja meta é plantar um milhão de mudas de árvores nativas ao longo do rio Doce.

Participaram 100 jovens da rede pública de ensino  de Mariana e das comunidades impactadas pela tragédia da Samarco ocorrida em 2015. Esses jovens estudantes levaram para o "berço"(não cova) 100 mudas de ipê amarelo e nesse evento ambiental foram nomeados de os “Embaixadores da Justiça Climática”. Cada muda que eles próprios plantaram foram identificados com seu nome e ficarão incumbidos de cuidar até o ipê tornar-se uma linda árvore.

O evento teve a participação especial de um voluntário pioneiro no trato com a natureza na região de Mariana, Mauro João da Silva. Só na extensão da pista de caminhada, Mauro já plantou sozinho quase 600 mudas de espécies frutíferas e ornamentais, adquiridas com recursos próprios ou cultivadas em seu viveiro particular no bairro Cartuxa em Mariana. Para esse ilustre defensor da natureza a rotina consiste em plantar e admirar permanentemente o resultado, “hoje mesmo presenciei uns “Sanhaços” comendo alguns maracujás que eu plantei, é uma satisfação que nem sei como dizer”, disse o vigilante Mauro. Para ele a pior coisa é quando chega na pista e vê algumas árvores vandalizadas, “ dias destes colocaram jogo num pé de figo e limão galego que já estava no ponto de produzir frutos. Sempre terá essa gente ruim para destruir a natureza”, afirma Mauro .

O evento contou com a presença das secretarias municipais de educação, meio ambiente e desenvolvimento social, além dos vereadores Juliano Duarte (PPS) representando o prefeito Duarte Junior e Cristiano Vilas Boas (PT), membros da ONG Plant for The Planet, estudantes.

O projeto é uma iniciativa inédita em Minas Gerais, que nasce da parceria entre Prefeitura de Mariana, Fundação Renova e Plant for The Planet instituição criada na Alemanha e voltada para o plantio de árvores e mobilização de crianças e jovens.(Confira o álbum de Fotos)

Fotos:TerritórioPress Copyright © 2017 Conforme a Lei 9.610/98, é proibida a reprodução total e parcial ou divulgação de imagens e texto sem a autorização prévia e expressa do autor (artigo 29).

Álbum de Fotos

Ver todas as fotos

Voltar

Confira também: