Novos sistemas de dessalinização estão beneficiando 32 municípios no Nordeste


Mais de 24 mil pessoas são atendidas por 61 estruturas instaladas no primeiro semestre deste ano

20/08/2019 às 19h22

Novos sistemas de dessalinização estão beneficiando 32 municípios no Nordeste – Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), o Programa Água Doce viabilizou a instalação de 61 sistemas de dessalinização na região Nordeste no primeiro semestre de 2019. As estruturas já estão em operação em 32 municípios, sendo cinco em Alagoas, 48 na Bahia, sete no Piauí e um no Rio Grande do Norte, beneficiando mais de 24 mil pessoas.

A iniciativa busca estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para consumo humano, incorporando cuidados técnicos, ambientais e sociais na recuperação, implantação e gestão de sistemas de dessalinização, prioritariamente em comunidades rurais do semiárido. Atualmente, são dez convênios em execução, com investimento de aproximadamente R$ 250 milhões para fornecer água a 1.200 localidades.

Um dos principais diferenciais do Água Doce é a destinação ambientalmente adequada do efluente gerado no processo de dessalinização – na maioria dos casos, lançado em tanques de contenção para evaporação. No entanto, dependendo das características físico-químicas deste concentrado, ele pode ser destinado a outros usos como dessedentação animal ou irrigação para agricultura biossalina.

Outro diferencial é a gestão compartilhada dos sistemas, com participação efetiva das comunidades e de representantes dos municípios, estados e Governo Federal. Em cada localidade são construídos acordos que definem as reponsabilidades dos diversos atores na gestão dos sistemas de dessalinização.

Resultados

O Programa já instalou 651 sistemas de dessalinização: 239 no Ceará, 50 na Paraíba, 29 em Sergipe, 17 no Piauí, 69 no Rio Grande do Norte, 55 em Alagoas e 192 na Bahia. Duas mil pessoas foram capacitadas para operar os sistemas de dessalinização.

Cada sistema pode produzir até quatro mil litros de água dessalinizada por dia, o que permite o fornecimento diário de 10 litros de água potável por pessoa, para atender diariamente até 400 moradores em comunidades rurais.

Os sistemas de dessalinização implantados até o momento possuem capacidade instalada para produzir cerca de 2,5 milhões de litros de água potável por dia e beneficiar aproximadamente 250 mil pessoas.

Uma das metas do Água Doce é avançar no uso de energia solar para alimentar os sistemas de dessalinização implantados, tal como ocorreu com um projeto piloto implantado no município de João Câmara, no Rio Grande do Norte. Há também a possibilidade de avançar mais na utilização da agricultura biossalina, com a difusão de cultivos apropriados ao semiárido brasileiro que utilizem águas salinas ou salobras no processo de irrigação.


Voltar

Confira também: